29/05/2012 12h18 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Voluntários realizam mutirão de limpeza em mangues de Guarapari neste domingo (03)

Com o objetivo de coletar resíduos que poluem as áreas marinhas de Guarapari, será realizado neste domingo (03) um mutirão de limpeza no manguezal localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D’ostra. Devido à relevância ambiental da região, a organização do evento estimula também a participação voluntária.

Os interessados podem se apresentar na Praça da Gratidão, localizada no Centro de Guarapari. A saída está programada para as 8 horas. O evento é promovido pela Sociedade Gaya Religare, pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Associação de Moradores dos bairros Jabaraí e Concha D’ostra, ONG Força Verde e pela Prefeitura do município.

Para dar mais suporte à ação, serão disponibilizados barcos e uma escuna para o desenvolvimento do trabalho. Além disso, o mutirão de limpeza contará com o apoio de agentes da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Prefeitura de Guarapari.

Em 2011, foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo. Entre os resíduos encontrados estavam, principalmente, pneus de automóveis, garrafas PET, plásticos e pedaços de madeiras. Por ser um ecossistema muito importante, o manguezal funciona como um berçário natural para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas.

RDS Concha D’ostra
A reserva possui área de 953,5 hectares e está localizada no município de Guarapari. Criada como uma Estação Ecológica em 2003, a Unidade de Conservação (UC) passou por um processo de adequação de categoria, sendo instituída como Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RSD) Concha D’ostra por meio da Lei Estadual Nº 8464, de 14 de março de 2007.

Seus objetivos são proteger os manguezais do estuário da baía de Guarapari, importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes e, ao mesmo tempo, garantir o uso sustentável destes recursos naturais pela população tradicional residente.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral