Floresta + Produtiva

O Projeto FLORESTA+Produtiva tem como principal ação estratégica apoiar a implementação de florestas que conciliem a conservação da biodiversidade com a geração de renda e seu maior diferencial está na priorização no atendimento às comunidades que tenham como objetivo principal a conversão de áreas atualmente degradadas em florestas que permitam a produção sustentável e, de forma complementar, irá apoiar na implementação de estruturas físicas do solo que permitam a melhoria qualitativa e quantitativa da água, propiciando a sustentabilidade econômica e ambiental de comunidades rurais.

 

Essa nova abordagem também dará maior atenção à importância de apoiar não só a implementação dessas florestas produtivas, mas, também, de permitir a criação de clusteres de produção sustentável de determinadas culturas que possam ser produzidas em sistemas produtivos sustentáveis e de estrutura florestal, viabilizando o fornecimento de apoio a elos específicos da cadeia produtiva da restauração florestal, como aqueles relacionados ao recebimento, beneficiamento e escoamento de tudo que for produzido nessas áreas.

 

Para que isso seja possível, o projeto somente irá atuar em comunidades que tenham capacidade de engajamento e mobilização, o que poderá permitir que um percentual considerável de propriedades dessas comunidades participem efetivamente do projeto, viabilizando índices de produtividade necessários para que se justifique a estruturação de qualquer tipo de estrutura de recebimento, beneficiamento e de comercialização.

 

Essa nova abordagem, focada na concentração da atuação do projeto em áreas específicas da paisagem, pode ser observada no âmbito da abordagem tradicional do Programa Reflorestar e, pretende-se, por meio deste formato de implementação, elevar o índice de implementação do Programa de forma concentrada.

 

Além de também permitir potencializar ao máximo os benefícios ambientais a serem produzidos, sobretudo, sobre os serviços ecossistêmicos associados aos fluxos hídricos e à biodiversidade. Neste sentido, ações de monitoramento poderão ser implementadas para que os avanços obtidos possam ser devidamente auferidos.

 

 

OBJETIVO PRINCIPAL

Apoiar a implementação de sistemas agroflorestais e de estruturas físicas do solo que permitam a melhoria qualitativa e quantitativa da água, propiciando a sustentabilidade econômica e ambiental de comunidades rurais.

 

PÚBLICO ALVO

Propriedades rurais localizadas na região do Caparaó e que atuem de forma organizada, concentrada e alinhada, possibilitando a criação de Núcleos de Produção Florestal sustentável - NPFS, de base florestal

 

META E ÁREA DE ATUAÇÃO

Viabilizar a implementação de 12 Núcleos de Produção Florestal Sustentável – NPFS, sendo um núcleo por município localizado na região do Caparaó Capixaba.

Em cada NPFS o projeto irá apoiar o atendimento, de forma integral, a até 25 propriedades rurais, viabilizando a implementação de até 1 hectare de sistema agroflorestal por propriedade rural, além de apoir na implementação de intervenções físicas no solo, como barraginhas, linhas de couxos e caixas secas, bem como, de sistemas de saneamento rural, caso caiba.

FORMA DE PARTICIPAÇÃO

Para participação, a SEAMA divulgará edital específico de convocação estabelecendo as regras de elegibilidade e de participação.

Serão consideradas como elegíveis comunidades / regiões que consigam demonstrar capacidade de engajamento da maior parte das propriedades rurais nelas inseridas, sendo definido critério que permita a pontuação de cada proposta, caso sejam apresentadas mais de uma proposta por município.

Serão eleitas para atendimento 01 comunidade para cada município do Caparaó, em um total de 12 municípios.

Cada município do Caparaó Capixaba receberá apoio, por meio da metodologia proposta pelo Projeto, para implementação de 01 Núcleo Produção Florestal Sustentável – NPFS, totalizando, portanto, 12 NPFS.

Em cada NPFS, o projeto Floresta +Produtiva poderá atender a, no máximo, 25 propriedades rurais.

Clique AQUI para acessar o FORMULÁRIO DE ADESÃO AO FLORESTA + PRODUTIVA.

(Para esclarecimentos sobre o preenchimento, acessar Videos e Tutoriais) 

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard