Programa Capixaba de Mudanças Climáticas

O Programa Capixaba de Mudanças Climáticas representa um avanço rumo a um futuro mais sustentável e resiliente para Estado do Espírito Santo. Com a finalidade de coordenar e integrar esforços, políticas públicas e ações concretas, o programa surge como uma resposta assertiva ao desafio global das mudanças climáticas.

 

Elaborado com o propósito de enfrentar os desafios das mudanças climáticas, o programa engloba os Órgãos da Administração Estadual, unindo-os por meio de projetos e iniciativas que se alinham com essa temática climática. Seu foco central é direcionado para a redução e estabilização da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, buscando não apenas mitigar seu impacto, mas também estabelecer condições que possibilitem a adaptação a consequências derivadas das alterações climáticas. Além disso, o programa visa reforçar a resiliência da população capixaba diante de eventos climáticos extremos, evidenciando assim seu público-alvo direto.

 

A principal estratégia do programa é centrada na Mitigação e Prevenção das Mudanças Climáticas, almejando a implementação de medidas que minimizem o impacto dessas mudanças sobre o ambiente e a sociedade.

 

 Composto por 19 projetos estratégicos diretos e 19 projetos estratégicos indiretos, o programa demonstra uma abordagem holística para lidar com os desafios climáticos. Adicionalmente, mais de 40 ações e projetos não estratégicos direcionados à pauta de mudanças climáticas são parte integrante dessa iniciativa, demonstrando a amplitude do engajamento e o compromisso do Governo do Estado através do programa, para abordar essa questão complexa e interconectada. Portanto, o Programa Capixaba de Mudanças Climáticas se destaca como uma resposta abrangente e coordenada às mudanças climáticas.

 

Projetos Estratégicos

1.      Água na Medida

2.      Monitoramento e alerta à população sobre eventos extremos, inundações e secas, potencializados pelas mudanças climáticas, (Alerta ES)

3.      PROBACIAS SUL I - Conservação e Revitalização das Bacias dos Rios Itapemirim e Novo

4.      Construção de cisternas

5.      Parques Estaduais

6.      Qualidade Ambiental

7.      Sistema de aquisição e tratamento de dados agrometeorológicos do Espírito Santo

8.      Construção de Barragens

9.      Expansão do Projeto Barraginhas

10.  Plano Estadual de Mudanças Climáticas ( entregas ; Elaboração do Plano de Descarbonização e Atualização do Inventário de GEE / Plano de Adaptação as Mudanças Climáticas)

11.   PROESAM - Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio Municipal

12.   Reflorestar

13.   Mobilidade Elétrica

14.   GERAR

15.   Obras de Proteção Costeira

16.   Fortalecimento das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta a desastres

17.   Minimização de Cheias

18.   Obras em Encostas

19.   Fundo Cidades (Mudanças Climáticas)

 

Para mais Informações:

Informações de contato: juliana.reis@seama.es.gov.br 

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard