19/09/2008 08h09 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

VI Encontro de Gestores de Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica

A Rede de Gestores de Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica (RGCCMA) realiza encontro dos gestores no período de 22 a 26 deste mês, em Pedra Azul, Domingos Martins. O encontro tem como objetivo integrar as unidades de conservação e áreas protegidas do Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA), contribuir com o sucesso dos corredores ecológicos e da biodiversidade, influir nas políticas públicas e governamentais da área de conservação da biodiversidade e propiciar a troca de informações, conhecimentos, implantação, gestão, fiscalização e manejo de Unidades de Conservação (UC).
A temática central do encontro será "Oficina de Capacitação em Resolução/Gestão de Conflitos entre comunidades e UC: Integrando o Entorno" que será ministrada pelo engenheiro agrônomo, mestre em Política e Planejamento de Recursos Naturais e doutorando em Conservação de Ecossistemas Florestais, Jesus Manuel Delgado Mendez. Entre outros trabalhos realizados com sucesso por ele, destaca-se o Plano de Integração com o Entorno do Parque Estadual de Itaúnas (ES) que resultou na formação do conselho consultivo da unidade com uma metodologia diferenciada, organizando os conselheiros em comitês temáticos.

A Rede foi criada no ano de 2003 por iniciativa de alguns gestores e técnicos que atuam diretamente na gestão de unidades de conservação no âmbito do Corredor Central da Mata Atlântica, que compreende o Sul da Bahia e todo Espírito Santo. A intenção era reunir todos os gestores de Unidades de Conservação (UC) federais e estaduais para troca de experiências, serem capacitados, discutir problemas comuns que grande parte das UCs enfrentam.
Com o passar dos anos, o evento foi crescendo e tomando novas formas. Temas como regularização fundiária, fiscalização, compensação ambiental foram colocados em discussão nos encontros. Em 2003, em seu primeiro ano, o evento foi realizado em Prado (BA) e contou com cerca de 35 gestores da Bahia e Espírito Santo. No ano seguinte o encontro foi realizado no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem em Ibiraçu (ES) e contou com aproximadamente 45 gestores de ambos os estados. Em 2005, foi a vez de Porto Seguro (BA) sediar o evento que contou com 50 gestores. Itaúnas, no Espírito Santo, foi a sede do IV Encontro contando com 60 participantes.
O último encontro foi realizado em Ilhéus (BA) e aproximadamente 45 gestores participaram. A expectativa é que o VI Encontro, que acontece na próxima semana no hotel Eco da Floresta em Pedra Azul (ES) seja o maior até então. Está confirmada a presença da Secretária de Floresta e Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, Juliano Matos, da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Maria da Glória Abaurre. Estão previstas também, a presença de 75 gestores de UCs federais, estaduais e municipais da Bahia e Espírito Santo.

Serviço:
Projeto Corredores Ecológicos
Felipe Mello
O atendimento é realizado das 08h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira pelo telefone (27) 3136-3475.

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Luana Rebouças