20/07/2010 07h19 - Atualizado em 05/10/2016 11h49

Trilhas ecológicas como opção de lazer nas férias escolares

Percursos de trilhas com paisagens exuberantes, praias, banhos de cachoeira e em piscinas naturais, cinema ao ar livre e oficinas de artesanato. Estas são algumas das atividades oferecidas pelos Parques Estaduais, gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), como opções de lazer para as famílias que preferem curtir as férias escolares em contato com a natureza.

Além de representar um dos cartões-postais do Estado, as baixas temperaturas também se tornaram uma atração à parte no Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins. “Já presenciamos geadas este ano e registramos temperaturas de 2ºC”, comentou o guarda florestal do Pepaz, José Belon. Nesta época do ano, o Parque guarda atrações como a revoada de andorinhas, que migram para a região e pernoitam na Pedra do Lagarto, e a serração que remete ao clima europeu.

O passeio guiado pelas trilhas revela surpresas aos visitantes como a oportunidade de tocar na base da Pedra Azul, conhecer e até nadar em piscinas naturais e contemplar a vista que inclui o Pico de Forno Grande, localizado no Parque Estadual de Forno Grande (PEFG), em Castelo, onde também há piscinas naturais. Entre suas atrações, a trilha da Cachoeira, da Santinha, das Piscinas Naturais e do Mirante da Pedra Azul. Também é possível optar pelas quatro opções ao mesmo tempo, realizando o percurso de uma só vez.


Cacá Lima

Os freqüentadores do Parque de Forno Grande podem optar por quatro trilhas diferentes.



Já o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), no município de Alegre, irá oferecer atividades especiais para o período de férias. Na quarta-feira (21), Cinema no Parque, às 19 horas, e na quinta-feira (22), oficina de cestaria em jornal, às 13 horas, e curso de produção de conservas, às 8 horas. Quem não dispensa o banho de cachoeira nem mesmo durante a estação do frio, pode aproveitar a queda d’água de 144 metros de altura, que leva o nome da unidade.


Cacá Lima

O Parque Cachoeira da Fumaça irá oferecer sessões de cinema e oficinas durante o período das férias.



As dunas, a praia e o Rio Itaúnas compõem alguns dos cenários do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), que também abriga sítios arqueológicos. Localizado no município de Conceição da Barra, nesta unidade os visitantes podem optar por trilhas sem o acompanhamento de um guia, além dos passeios guiados.


Palê Zuppani

O Parque Estadual de Itaúnas também possui trilhas que não precisam de guias para serem percorridas.



Comemorando 20 anos em 2010, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), em Guarapari, possui como sua principal atração a Lagoa de Caraís em função de sua coloração avermelhada e localização próxima à praia. A lagoa é parte do trajeto de uma das trilhas oferecidas na unidade, que também tem opções de passeios sem a companhia de um guia.

Em junho, mês do aniversário de sua criação (Decreto nº. 2.993-N de 1990), o PEPCV ganhou nova comunicação visual com placas indicativas e intervenções no portal de entrada. Quem visita o local, é convidado a assistir um vídeo com informações sobre o Parque.


Amanda Amaral

O Parque Paulo César Vinha tem a lagoa de Caraís como sua principal atração.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Dani Klein
(27) 9977-1012/3136-3495
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard