18/11/2009 14h41 - Atualizado em 05/10/2016 11h46

Três pessoas são presas por extração ilegal de areia na APA de Setiba

Três pessoas foram presas em flagrante por realizarem extração ilegal de areia na Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, no município de Guarapari, na madrugada desta quarta-feira (18), em uma operação conjunta entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Também foram apreendidos um caminhão basculante e um reboque. Os dois veículos estavam carregados de areia. Os homens, que eram moradores da região de Setiba, tentaram fugir mas foram perseguidos e presos.

Eles foram encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal, em São Torquato, Vila Velha, e só serão liberados sob pagamento de fiança. A multa aplicada pelo Ibama pela extração ilegal de areia foi de R$ 5 mil.

O flagrante aconteceu próximo a um dos quatro pontos de extração localizados pelo Iema durante a operação. Na região da APA de Setiba foram identificados taludes, ocasionados pela atividade ilegal, de aproximadamente três metros de altura.


Divulgação

O caminhão, que estava carregado, foi apreendido durante a operação.



A areia encontrada nos veículos foi depositada pelo Iema em um local próximo aonde a extração era feita. Os veículos apreendidos foram encaminhados para o pátio credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) em Guarapari.

O Iema tem realizado a fiscalização da área durante o dia e à noite e denúncias podem ser feitas pelo telefone (27) 3136-3492.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein / Amanda Amaral
(27) 3136-3491/ 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard