27/11/2007 13h19 - Atualizado em 05/10/2016 11h21

Surpresa e emoção na entrega do Prêmio Ecologia 2007

Muitas surpresas na entrega do Prêmio Ecologia 2007, que aconteceu nesta terça-feira (27), em Vitória. Como ocorre em todas as edições, os ganhadores só são conhecidos no momento da entrega da premiação, o que gera muita expectativa para quem está concorrendo. Nesse ano 284 trabalhos concorreram aos prêmios e a categoria que mais atraiu participantes foi a de Desenho Infantil, com 139 inscritos.

Para a secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, o crescimento no número de inscrições para o Prêmio demonstra como a vertente ambiental está inserida nas mais diversas atividades. Ela destacou os trabalhos concorrentes como parceiros do meio ambiente.“O poder público sozinho não resolve tudo. Precisamos de parcerias como essas para avançar na questão ambiental no Espírito Santo”, disse a secretária.

Para Maria da Glória o fato de as inscrições estarem aumentando a cada edição do Prêmio está relacionado com a relevância que o tema meio ambiente tem ganhado na sociedade. “Meio ambiente influencia na vida de todos. Temos o exemplo da Mata Atlântica, que antes cobria 100% do Espírito Santo e hoje chega a 10%. O resultado disso é sentido na regulação do clima, das chuvas, entre outras conseqüências”, lembrou a secretária.

O governador Paulo Hartung afirmou, em seu pronunciamento, que iniciativas como o Prêmio Ecologia ajudam a difundir a consciência de que o desenvolvimento precisa ser feito de maneira sustentável, recuperando e preservando os recursos naturais para a atual e para as futuras gerações. Segundo Hartung, o Governo está implantando um modelo de desenvolvimento que tem como premissa não cometer os erros que foram cometidos no passado.

“Nosso desafio é corrigir os erros do passado e promover o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. Temos de gerar empregos e renda, utilizando o conhecimento que dispomos para garantir um crescimento ecologicamente sustentável. Cabe a nossa geração dar esse salto”, ressaltou Hartung.

A cerimônia de entrega do prêmio contou com a Orquestra Multidisciplinar de Garrafas que apresentou o Hino Nacional Brasileiro em uma versão especial. O projeto Orquestra Multidisciplinar de Garrafas já foi vencedor do Prêmio Ecologia em edições anteriores.

A premiação é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e visa destacar ações relevantes relacionadas ao meio ambiente para promoção do desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.
O Prêmio Ecologia conta, atualmente, com oito categorias: Pesquisa, Educacional, Empresarial, Jornalismo, ONGs, Fotografia, Experiência de Sucesso e Desenho Infantil.
Prêmios

Os primeiros colocados, de cada categoria, recebem um computador, os segundos uma televisão e os terceiros ganham uma máquina fotográfica digital.
E durante o evento, ainda foram sorteadas duas viagens, com direito a um acompanhante, ao Parque Nacional da Chapada Diamantina. As ganhadoras foram Tereza Cristina Greco e Luiza Bonadiman Tomasini.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985 e possui uma área de 152.575 hectares. È um exemplo de conservação aliada ao desenvolvimento, por meio do ecoturismo.


Confira a lista com os trabalhos ganhadores de cada categoria:

Educacional
1º lugar – “Aproveitamento da Água da Chuva: Subsídios para Práticas Docentes em Educação Ambiental’ - Centro Educacional "Sonho Meu"

2º lugar – ‘A Construção de Material Didático para o Ensino das Ciências da Natureza’ - Luciane Frizzera, Lys Paulo Frizerra, Rosane Nogueira, Luci Lourença e Terezinha Rozário.

3º lugar – “Revitalização da Praça do Araças’ – EEBP Ronaldo Young Carneiro da Rocha - Fundação Bradesco

Organização não Governamental
1º lugar – “Proposta de Educação Ambiental na Região Serrana do Espírito Santo - Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá.

2º lugar – “O Futuro da Bacia do Rio Guandu está em Nossas Mãos - Associação Intermunicipal para Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu "Consórcio do Rio Guandu".

3º lugar - ‘Associarte: Um Aprendizado Científico de "Dois Sentidos" ’ - Luciane Sampaio, Maria Teres, Aparecida Corumbá, Maria da Penha Langa, Denise da Rocha, Wanneide Rocha, Aurita Alves, Geovana Oliveira, Maria José Barcelos.

Experiência de Sucesso
1º lugar – “Pastagem Ecológica da Fazenda Rancho Novo – Guarapari” - Jurandir Melado

2º lugar - “Proposta de Cultivo de Morango por meio da Agricultura Vertical" - Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá.

3º lugar - ‘CEL’ - Livia Silva Pires e Eni Firmino Pereira

Pesquisa
1º lugar - ‘Seqüestro de Carbono em Solos Agrícolas sob Manejo Orgânico para Redução da Emissão de Gases do Efeito Estufa” - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)

2º lugar - “Aves e Mamíferos do Espírito Santo: Sons, Imagens e Cores” - Faunativa Consultoria e Comércio LTDA

3º lugar – “Proposta de Gerenciamento das Lâmpadas Fluorescentes em Instituição de Ensino” - Cefetes

Empresarial
1º lugar – “Uma Experiência em Gestão Compartilhada de Recursos Hídricos Visando o Desenvolvimento Local Sustentável” - Samarco Mineração S.A.

2º lugar – “Lagoa Jacuném - Água Limpa” - Associação dos Empresários de Mármore e Granito da Serra (Cemagma), Makoto Ambiental e Instituto Portas Abertas.

3º lugar – ‘Caracterização das Cianobactérias e Avaliação de sua Toxicidade como Ferramenta para o Monitoramento do Sistema Santa Maria – ES.” - Cesan.

Fotografia
1º lugar - foto “Simpraum” - Antônio Elias Salomão Bosquê Junior.

2º lugar – foto “Metáfora” - Gabriela Seabra.

3º lugar - foto “Ecofoto” - Gabriel Rangel Lordêllo dos Santos Souza.

Jornalismo
1º lugar – “Navegando os Rios Capixabas: Rio Doce, São Mateus e Itaúnas” - Jornal A Tribuna.

2º lugar – “Agricultura Orgânica” - TV Ambiental.

3º lugar – Reflorestamento - TV Gazeta.

Desenho Infantil
1º lugar - desenho “Abrindo o Mundo para o Bem” - EEPB Drº Ronaldo Young C. Da Rocha - Fundação Bradesco – aluno: Breno Scalfoni Rangel.

2º lugar - desenho “Qual o Mundo que Você Deseja Morar?” - Centro Educacional Máxime - aluno: Vinícius Tiezzi Capel.

3º lugar - desenho ‘O Consumo que Gera Morte’ - EEPB Drº Ronaldo Young C. da Rocha - Fundação Bradesco - aluna: Aline Diniz Santos

Informações à Imprensa:
Comissão Organizadora / Iema
3136-3477 / 3136-3470
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard