27/03/2014 11h57 - Atualizado em 05/10/2016 12h17

Sistema Estadual de Meio Ambiente é homenageado na Assembleia Legislativa

A secretária Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Diane Rangel, o diretor-presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Tarcísio Föeger, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), Fábio Ahnert, foram homenageados nessa quarta-feira (26) pela Assembleia Legislativa com a Comenda Paulo César Vinha.

A homenagem, destinada àqueles com importantes serviços prestados à causa ambiental, fez parte da sessão solene realizada na Casa para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrada oficialmente no dia 22 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento, organizado pelos deputados Esmael de Almeida e Nilton Baiano, também serviu para discutir assuntos relacionados à conservação dos rios e lagoas do Espírito Santo, como o consumo consciente e o investimento em realização de campanhas de conscientização sobre a necessidade de se economizar água.

Dentro da solenidade, outras sete pessoas com ações voltadas à defesa do meio ambiente também foram homenageadas. São eles: Vicente Abreu Guillo, Mônica Maria Perim de Almeida, Paulo Ruy Carnelli, Eduardo Chagas, Elio de Castro Paulino, Sérgio Borges e Nilton José de Andrade.

Paulo César Vinha

Biólogo, militante ecologista, Paulo César Vinha foi assassinado em 1993 por pessoas que eram contra seu trabalho de resistência à retirada ilegal de areia em uma região localizada dentro de área de restinga, no Parque de Setiba, em Guarapari. Atualmente, o parque recebe o nome do biólogo, que tanto se empenhou pela preservação da fauna e da flora existentes no local.

Homenageados

Diane Rangel – Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. É graduada em Bioquímica, com especialização em Saneamento Ambiental pela USP. Mestre em Gestão Ambiental e Políticas Públicas pela UNB. Foi gerente de Meio Ambiente da Cesan; secretária de Meio Ambiente da Serra (ES) e de Fernando de Noronha (PE). Trabalhou na Agência Nacional de Águas (ANA) e no Ministério do Meio Ambiente. Atuou em projetos do Banco Mundial. Foi também consultora da Unesco.

Tarcísio Föeger – Diretor-presidente do Iema. Geógrafo formado pela Ufes. Pós-graduado em Engenharia Ambiental e mestre em Políticas Sociais e Estudos Ambientais. É servidor do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória.

Fábio Ahnert – Diretor-presidente da AGERH. Possui mestrado em Engenharia Ambiental pela Ufes. Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como diretor de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e como subsecretário de Estado de Agricultura. Representou o Governo do Espírito Santo nos conselhos nacional e estadual de Recursos Hídricos.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592