26/04/2010 13h02 - Atualizado em 05/10/2016 11h47

Seminário promove debate sobre mudanças climáticas e seus efeitos

Para discutir as mudanças climáticas e ações políticas para o enfrentamento de seus efeitos, acontece nesta terça-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o seminário “Diálogos da Sustentabilidade: As Mudanças Climáticas e o Espírito Santo”. O evento é uma realização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico-Social e Defesa Ambiental (Andesa).

A abertura acontece às 9 horas, com a presença da secretaria de Estado do Meio Ambiente, Maria da Glória Brito Abaurre. O evento também conta com a presença do coordenador do Inventário de Gases do Efeito Estufa no Espírito Santo e professor de pós-graduação do Instituto Luis Alberto Coimbra (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marco Aurélio Vasconcelos de Freitas.

Na ocasião, o coordenador do Grupo de Mudanças Climáticas do Iema, David Casarim, irá apresentar ao público a proposta da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que estabelece as estratégias para mitigação e adaptação destas mudanças no Estado.

A Política Estadual também propõe contribuições para redução ou estabilização da emissão e concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, visando a garantir o desenvolvimento sustentável. A elaboração da PEMC teve início em setembro de 2009 e está sendo conduzida pelo Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas (FCMC).

Medidas de adaptação e mitigação, discussões sobre inventários públicos e privados de emissões de gases de efeito estufa; e apresentação das diretrizes da Política Nacional de Mudanças Climáticas e análise abrangente dos resultados da 15.ª Conferência das Partes (COP-15), realizada em 2009, em Copenhague, também estão entre os temas a serem apresentados no seminário.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.andesa.org.br/sustentabilidade.

Daniela Klein
Texto: Amanda Amaral