10/09/2007 08h05 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Seminário discute geração de empregos e negócios no Estado

Discutir o aproveitamento da mão-de-obra e prestação de serviços locais em empresas no Estado. Esses são os objetivos do Seminário Geração de Empregos e Negócios no Estado, que acontece nesta terça-feira (11), no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, a partir das 14 horas.

O encontro, promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), dentre outros parceiros, surge da necessidade de se debater os temas, uma vez que o Instituto estipula, em alguns casos, como condicionante para o licenciamento ambiental, a contratação de pessoal local.

Essas condicionantes são estabelecidas em licenciamentos de empresas grandes e a intenção é incentivar a prática em todos os empreendimentos do Estado. O Iema analisa nos processos de licenciamento não só os impactos ligados à natureza, mas o meio em que o projeto está inserido, visando também aspectos como os impactos sobre a comunidade do entorno e a geração de empregos.

Além de palestras do Iema, o evento conta com apresentação de experiências de algumas empresas e, ainda, discute sobre como os empreendimentos podem aderir à prática.

O evento é uma parceria com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Montagem, Estradas, Pontes, Pavimentação e Terraplanagem (Sintraconst) e Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Programação
14 horas – Abertura
14h30 – Apresentação da Arcelormittal Tubarão dos resultados do Projeto 7,5 Mt/ano;
14h50 – Apresentação da Samarco das ações e resultados do Projeto da 3ª Pelotização e 2º. Mineroduto;
15h10 – Apresentação da Aracruz das ações e resultados do projeto de Otimização PO 2330;
15h30 – Coffee Break.
15h50 – Apresentação da CVRD das ações previstas para os Projetos da 8ª. Pelotização e Melhorias em Tubarão;
16h10 – Apresentação da Petrobras das ações desenvolvidas nos projetos do Edifico Sede em Vitória e nos projetos de petróleo e gás em andamento ou previstos do estado;
16h30 – Apresentação da Setades das ações desenvolvidas pelo governo para atender as demandas de mão de obra nos projetos;
16h45 – Apresentação do Sintraconst acerca das experiências relativas à mão-de-obra nos grandes projetos;
17 horas - Apresentação do Iema das ações desenvolvidas para acompanhamento dos projetos;
17h15 - Apresentação do PDF sobre as ações realizadas para inserção dos trabalhadores e do fornecedor local nos projetos realizados no estado;
17h30 – Avaliação;
18 horas - Encerramento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Djeisan Lettieri
Tels: (27) 3136-3491 / 9972-4492
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard