04/06/2012 15h38 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Seminário da Rio+20 reúne sociedade para discutir ações sustentáveis

Representantes de diversos segmentos da sociedade reuniram-se nesta segunda-feira (04), no Centro de Convenções de Vitória, para debater os principais temas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que será realizada em junho na cidade do Rio de Janeiro. Como resultado do encontro, foi elaborada uma declaração do Espírito Santo Santo com propostas que visam o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar social.

Com o tema “O Espírito Santo e a Rio + 20: Avaliação e Desafios”, o seminário foi promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O encontro teve como principais objetivos avaliar os avanços do Estado do Espírito Santo até o momento com ações sustentáveis; renovar o comprometimento político do Governo do Estado com esta premissa; e propor ações e diretrizes para o futuro.

Participaram da abertura do evento o diretor do Departamento de Coordenação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) do Ministério do Meio Ambiente Eduardo Werneck, a secretária de Estado do Meio Ambiente Patrícia Gomes Salomão, e o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia Jadir José Pella.

Desafios

“Durante a Rio + 20 será promovido um amplo debate sobre o estado do mundo e os rumos atuais de nossa civilização, procurando articular os objetivos dos diferentes atores sociais e acordar diretrizes tão consensuais quanto possíveis para dar efetividade ao objetivo comum de avançarmos, efetivamente e com urgência, na construção de uma sociedade justa, economicamente próspera e ambientalmente sustentável”, afirmou a secretária Patrícia Salomão.

Eduardo Werneck palestrou sobre os propósitos da Conferência da ONU. “Ao contrário do que muitos pensam, esta não será uma conferência sobre meio ambiente, mas sobre desenvolvimento. O que vai se discutir é como podemos conduzir este processo, atentos às mudanças que o homem provoca no mundo, promovendo a sustentabilidade. O que vai se discutir é a hegemonia global”, disse.

Declaração do ES

Ao final do seminário, foi elaborada uma declaração do Espírito Santo, com compromissos assumidos por toda a sociedade frente à agenda da Rio + 20. O documento foi construído por gestores públicos municipais e estaduais, pesquisadores de faculdades e universidades do Espírito Santo e representantes de ONGs e entidades empresariais.

A declaração servirá como base para adoção de estratégias e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento socioambiental do Estado e será apresentada pela delegação do Governo do Estado durante a Conferência da ONU. O documento será revisado e publicado na íntegra no site do Iema (www.meioambiente.es.gov.br) e no site do Governo do Estado (www.es.gov.br).

Rio+20

Uma comitiva formada por nove representantes do Governo do Estado participará dos espaços oficiais da Conferência Rio + 20. No Parque dos Atletas, onde ficarão as representações de Estados e municípios brasileiros e de dezenas de países, serão apresentados três programa prioritários para o Governo do Estado. Um deles é o Programa Reflorestar, cuja meta é ampliar em até 30 mil hectares a cobertura vegetal no Espírito Santo.

O Programa Águas Limpas, que visa atingir a cobertura de 60% de esgoto tratado, também estará em destaque, assim como o Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas. Entre suas ações primárias, estão: a instalação de um Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico e Alerta de Desastres; a elaboração de Planos Municipais de Redução de Risco e de Drenagem de Águas Urbanas; e a estruturação das Coordenações Municipais de Defesa Civil.

Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral (27) 3636-2591/9977-1012 meioambiente.es.gov.br