26/10/2007 07h20 - Atualizado em 05/10/2016 11h21

Seminário da Mata Atlântica termina com visitas de campo

Os participantes do “Seminário Mata Atlântica Cenários e Estratégias de Ação” farão, nesta sexta-feira (26), visitas de campo a parques, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e outras reservas do Espírito Santo. Serão cinco visitas, que fazem parte da programação do seminário.

O primeiro roteiro tem como destino o Mosteiro Zen Budista, que é um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). Situado a 350 m de altitude, entre rochedos e vegetação exuberante, o mosteiro localiza-se no Morro da Vargem, no município de Ibiraçu. Foi fundado em 1974, e é um dos pólos de educação ambiental do Espírito Santo apoiados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

No segundo roteiro, os participantes conhecerão a cidade dos colibris: Santa Teresa, onde está localizado o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, que também é um Posto Avançado da RBMA, fundado pelo Biólogo August Ruschi. Entre as atrações é possível ter contato bem próximo com a natureza por meio dos jardins rupestres, dos pavilhões da botânica e de zoologia, além de animais da fauna brasileira.

Os participantes do terceiro roteiro viajam com destino ao Instituto Terra, localizado em Aimorés (MG). O Instituto Terra é uma RPPN, unidade de conservação de uso sustentável dentro de uma área privada. Seu principal objetivo é conservar a diversidade biológica.

A Reserva Natural de Linhares é a atração do quarto roteiro. A reserva pertence à Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e tem aproximadamente 22 mil hectares, que abrange um dos maiores ecossistemas do mundo em termos de biodiversidade. O seu relevo se caracteriza por uma seqüência de colinas tabulares, com uma altitude variável entre 28 e 65m.

Para encerrar as visitas, o último roteiro é Pedra Azul. O Parque Estadual de Pedra Azul localiza-se em Domingos Martins e tem uma área de aproximadamente 1.240 hectares. Um dos atrativos do Parque são as formações rochosas de granito e gnaisse, destacando-se a Pedra Azul com 1.822 metros e a Pedra das Flores com 1.909 metros de altura. A Pedra Azul é o ponto de maior atração da região, e sua coloração azulada muda de tonalidade dependendo da incidência da luz do sol sobre ela.

O “Seminário Mata Atlântica Cenários e Estratégias de Ação” está acontecendo no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, e é promovido pelo Iema e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Tels: (27) 3136-3491
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard