06/06/2006 11h22 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Semana do Meio Ambiente é aberta oficialmente

Na abertura oficial da Semana do Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a secretária de Estado, Maria da Glória Brito Abaurre, destacou a importância de o meio ambiente ser lembrado todos os dias. “Para nós, o dia do meio ambiente é todos os dias, já que procuramos trabalhar diariamente para que os capixabas possam ter uma melhor qualidade de vida” destacou Maria da Glória.

A secretária ainda falou sobre a importância do trabalho dos servidores da instituição: “A secretaria e o Iema são feitos pelos próprios servidores“. Na ocasião foi lançada a cartilha “Protejam as Nascentes”, que faz uma abordagem, com uma linguagem de fácil entendimento, sobre a conservação dos recursos naturais e a produção sustentável na área rural, fornecendo até mesmo noções de legislação ambiental.

Foi apresentado também, na ocasião, um kit de jogos educativos sobre Ecossistemas em que os jogadores percorrem trilhas de mangues, restingas, entre outras, e que será distribuído para escolas do Estado. Ainda foi assinado um convênio entre Iema, Cesan, Incaper e Petrobrás, que vai possibilitar ao Espírito Santo conhecer o potencial de águas subterrâneas do Estado.

O conhecimento dessas potencialidades, vulnerabilidades e limitações dos recursos hídricos subterrâneos permitirá uma melhor capacidade de gestão desses recursos tornando sua utilização racional e voltada para o desenvolvimento sócio-econômico local, além de inaugurar o processo de mapeamento hidrogeológico do Espírito Santo.

O Projeto abrange primeiramente 35 municípios do Estado e a área foi delimitada considerando a urgência do quadro desfavorável com aspectos climáticos e sócio-econômicos, por meio dos indicadores como o déficit hídrico e baixo Índice de Desenvolvimento Humano.

Semana
Mas a semana do meio ambiente está apenas começando. No Parque Estadual de Itaúnas e no Paulo César Vinha, em Setiba as atividades estão acontecendo desde o último sábado (03) e seguem até o próximo dia 10. Além disso, nesta quarta-feira (07) em Colatina acontecem duas ações simultâneas relacionadas à desertificação, tema trabalhado neste ano pela Seama. Uma dessas é um ciclo de palestras no auditório do Sanear às 9h e a outra está voltada para a criançada que poderá curtir várias atrações que acontecem na Praça do Sol Poente a partir do mesmo horário.

Em Nova Venécia serão realizadas palestras técnicas na quinta-feira (08), na Câmara Municipal, a partir das 9h e na sexta-feira (09), os alunos das escolas da cidade participam de atividades lúdicas e educativas em uma tenda de circo montada em frente ao Ginásio do Colégio Veneciano.

Esse ano a Semana discute um tema de fundamental importância para o Espírito Santo, mas pouco conhecido pela maioria dos capixabas: o combate à desertificação. A desertificação é muito mais que um fenômeno climático, já que a ação do homem – de intervenções que comprometem os corpos d’agua e reduzem a biodiversidade dos ecossistemas – pode levá-la, de maneira irrecuperável, a áreas propensas ao problema, como o Norte do Estado (que comporta áreas de semi-árido e o sub-úmido seco).

Assessoria de Comunicação / Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br
Site: www.iema.es.gov.br.