08/05/2008 08h11 - Atualizado em 05/10/2016 11h23

Secretarias estaduais assinam nesta quinta (08) acordo para promoção do ecoturismo capixaba

As secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e de Turismo (Setur) firmam nesta quinta-feira (08) um termo de cooperação técnica que visa a ações integradas e sustentáveis para o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo de aventura no Espírito Santo. A assinatura do documento será realizada às 19 horas, durante a abertura da Expotur ES 2008, evento que prossegue até sábado (10), no Centro de Convenções de Vitória.

As ações previstas no acordo abrangem todo o Estado, em especial as rotas e regiões turísticas, os Corredores Ecológicos, as Unidades de Conservação e os Pólos de Educação Ambiental.

Ele estabelece atividades como a implantação do programa de Certificação do Turismo de Aventura; a implementação da Política Estadual de Ecoturismo; programas de capacitação em Unidades de Conservação; e a dinamização, nos casos cabíveis, dos processos de licenciamento ambiental para os empreendimentos turísticos.

Segundo especialistas ligados ao tema, o ecoturismo é uma atividade geradora de uma cultura conservacionista e vetor para o desenvolvimento sustentável. Também representa uma opção tecnicamente viável para a manutenção econômica dos recursos naturais e culturais.

Estande

A Seama também marca presença na Expotur ES 2008 por meio de um estande que abordará o ecoturismo no Espírito Santo.

No espaço, o visitante poderá conhecer mais sobre os parques estaduais de Pedra Azul, em Domingos Martins; de Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Forno Grande, em Castelo; Paulo César Vinha, em Setiba; e de Itaúnas, em Conceição da Barra. Esses locais recebem muitos turistas, já que são ambientes de muita beleza e contato direto com o meio ambiente.

Unidades de Conservação

Os parques são Unidades de Conservação criadas para preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, ou seja, pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri
Tels.: 3136 3444 / 9972 4492
e-mail: comunicação@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard