14/10/2008 08h41 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apresenta ações voltadas às mudanças climáticas no Estado

Nesta quarta-feira (15), a secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, apresenta as iniciativas do Governo do Estado para o enfrentamento às mudanças climáticas. A palestra será realizada na abertura do evento “Aquecimento Global”, marcado para ter início às 14 horas, no auditório da Rede Gazeta, em Vitória, e faz parte do ciclo de debates “Sustentabilidade: A Força do Espírito Santo“.

Entre as principais medidas adotadas no Estado estão a elaboração de um inventário de emissão de gases efeito estufa e a construção de um Plano Estadual de Combate às Mudanças Climáticas, ambos previstos para 2009.

O inventário mostrará a quantidade emitida dos gases efeito estufa – responsáveis pelo aquecimento global – e será o ponto de partida para as ações de resgate e redução de emissões dos gases que nortearão o Plano Estadual.

A secretária também anunciará, na abertura do evento, que deverá ficar pronto, ainda neste ano, um estudo de vulnerabilidade do aumento do nível do mar para a cidade de Vitória. Esse documento vai apontar as regiões onde tal mudança poderia causar danos. A idéia é, depois, replicar o estudo para as demais regiões litorâneas capixabas.

Medidas

Segundo Maria da Glória, o Governo do Estado já incorporou o enfrentamento às mudanças climáticas em sua atitude. Como exemplo, ela cita medidas como a erradicação das queimadas no setor sucroalcooleiro, a utilização de biocombustíveis na frota governamental e o programa de eficiência energética. “São iniciativas lideradas por diferentes secretarias que já perceberam a importância da questão no Espírito Santo”, observa.

Dentro desse contexto, a articulação do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas é fundamental, acrescenta ainda a secretária. O Fórum está estruturado com participação dos segmentos governamentais, da sociedade civil organizada e do setor produtivo da sociedade capixaba e tem a liderança do vice-governador Ricardo Ferraço.


Programação:

- 14 horas – Abertura, Maria da Glória Brito Abaurre (secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)
- 14h15 – Palestra “Aquecimento Global”, Leonard Berry (diretor do Centro de Estudos Ambientais da Flórida)
- 15h45 – Debate
- 17 horas – Encerramento

Informações à Imprensa:
Inscrições para o evento: www.premium.srv.br/loja.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 9972-4492
E-mail: comunicação@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard