02/06/2016 14h02 - Atualizado em 05/10/2016 12h49

Seama entrega mapeamento do município de Santa Teresa

Nesta sexta-feira (03), o Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema)entregarão a base cartográfica atualizada ao município de Santa Teresa. O ato acontecerá durante as atividades do V Simpósio sobre Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma), evento científico apoiado pelo Iema.

No mapeamento estão dados sobre o uso da ocupação do solo de 2007, 2008 e de 2012 a 2015, medição das altitudes de terrenos, hidrografia e o ortofotomosaico (transformação de fotografias aéreas em dados cartográficos) de 2012 a 2015.

As informações possibilitam uma gestão integrada do município, facilitando a identificação de áreas de desmatamentos (supressão de vegetação nativa), queimadas, identificação de áreas suscetíveis a desmoronamentos, quedas de barreiras, inundações e enchentes e mapeamentos de áreas de preservação permanente (APP). Ou seja, diversas secretarias poderão aprimorar sua gestão utilizando a base cartográfica cedida.

Durante o evento, que se inicia nesta quinta-feira (02) e se estende até sábado (04), também acontecerão mesas redondas, palestras, lançamentos de livros e apresentações de trabalhos.

Saiba mais

O Simpósio sobre Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma) é um evento científico realizado pela Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão (Sambio) e o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma) como instrumento para divulgação das pesquisas relacionadas ao Bioma Mata Atlântica.
O evento promoverá debates sobre a conservação da Mata Atlântica no Brasil e é voltado para educadores e estudantes de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Ambiental e Florestal e áreas afins, profissionais pesquisadores da área e demais interessados.

Serviço:
V Simpósio sobre Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma), com o tema “Conservação da Mata Atlântica: Pesquisa, educação e políticas públicas”

Sexta-feira (03)
7h30 – Credenciamento e entrega do material.
8h – Tema da Palestra: O impacto da educação ambiental para a conservação da biodiversidade. Palestrante: Dra. Martha Tristão Ferreira (UFES)
8h50 – Apresentação Oral 1
9h05 – Apresentação Oral 2
9h20 – Apresentação Oral 3
9h35 – Tema da Palestra: Importância da taxonomia para a conservação e na tomada de decisões. Palestrantes: Dra. Luisa Maria Sarmento-Soares (Inma) & Dr. Arlindo Serpa Filho (Inma)
10h15 – Apresentação de banner e coffee break.
11h10 – Tema da Palestra: Mudanças climáticas e a evolução da biodiversidade da Mata Atlântica. Palestrante: Dr. Yuri L. R. Leite (Ufes).
12h – Almoço.
13h30 – Tema da Mesa-redonda: Desenvolvimento econômico e sustentabilidade
– Desenvolvimento econômico: produção sustentável. Palestrante:MSc. Paola Maia Lo Sardo (Mata Agroflorestal)
– Produção Sustentável em Comunidades tradicionais.Palestrante: Eng.Agrôn. Tomaz Ribeiro Lanza (Unesp-Botucatu)
15h – Tema da Palestra: Extinções: espécies exóticas e causas antrópicas. Palestrante: Dr. Helena de Godoy Bergallo (UERJ/PPBio)
15h50 – Apresentação de banner e coffee break.
16h30 – Tema da Mesa-redonda: Mudanças climáticas e crise hídrica.
– Causas naturais. Palestrante: Dr. Alexandre Araújo Costa (Uece)
– Causas antrópicas. Palestrante: Dr. Alfredo Ribeiro Neto (UFPE)
– Responsabilidade do poder público. Palestrante: José Geraldo Ferreira da Silva (Incaper)
18h – Seama: Lançamento do Sistema de Mapeamento da Mata Atlântica
– Entrega das premiações do concurso de fotografia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 27-3636.2592
Texto: Bianca Vailant
Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
Instagram: @meioambientees
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard