28/05/2008 09h07 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Seama comemora Dia Internacional de Meio Ambiente em semana de atividades

Dia 05 de junho é o Dia Internacional do Meio Ambiente. Para comemorar a data a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza uma série de ações que acontecem entre os dias 02 e 06 de junho. Os eventos são abertos ao público, gratuitos e alguns necessitam de inscrição. A semana traz encontros comemorativos, seminários educativos e ainda a implantação de um programa de coleta seletiva.

Segundo a secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, a data é uma oportunidade para o órgão gestor chamar a atenção da sociedade para a importância das questões ambientais, presentes no dia-a-dia da população. “Todos os dias trabalhamos pelo meio ambiente, por uma qualidade de vida melhor para os capixabas. Mas como a data é comemorada mundialmente, as pessoas têm acesso a mais informações e discutem mais o tema, daí a importância de aproveitar o período para debater o assunto’, afirma Glória Abaurre.

Semana

Na próxima segunda-feira (02) haverá o lançamento da campanha “Coleta Seletiva Solidária”, que acontece às 8 horas, na sede da Seama, em Cariacica. Por meio do projeto, a Secretaria, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e ainda a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos (Seger) farão a separação dos resíduos de produzem e destinarão o material reciclável para associações de catadores.

Segundo a comissão organizadora do projeto, esse é um piloto que deverá ser implantado em todos os órgãos do Governo. A destinação aos catadores será por meio do programa “Cariacica Recicla”. As cooperativas terão acesso a esse material, que é uma das fontes de renda da cooperativa. O projeto Coleta Seletiva Solidária faz parte do Programa Integrado de Responsabilidade Ambiental do Governo do Estado.

Na terça-feira (03) e quarta-feira (04) acontece o seminário Água 2008, que é um evento promovido pelos comitês das bacias hidrográficas dos Rios Jucu e Santa Maria da Vitória em parceria com o Iema. O evento acontece no cerimonial Le Buffet e conta com a participação de autoridades públicas e internacionais ligadas à questão da preservação ambiental. As inscrições podem ser feitas no local do evento ou pelo site www.agua2008.com.br.

Lançamentos

Já na quinta-feira (05), às 19 horas, no Hotel Senac, em Vitória, a Seama promove o evento AMBIENTES em que apresenta ações diversas ligadas à conservação dos ecossistemas capixabas. Uma dessas é o lançamento do Atlas de Ecossistemas do Espírito Santo, que já está sendo considerado por especialistas no tema, como o material mais completo que o Estado já produziu com relação à riqueza das informações. A publicação foi desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Iema, e contou com o apoio do Movimento Espírito Santo em Ação.

Além do Atlas, que registra as riquezas do Espírito Santo, também serão lançadas nesse evento, as publicações que mostram os riscos que esse patrimônio corre, como demonstram os livros Espécies Ameaçadas de Extinção de Fauna e Espécies Ameaçadas de Extinção da Flora do Espírito Santo.

Ainda durante o evento, o Iema apresenta o projeto de identidade visual que está implementando nas unidades de conservação sob sua gestão. Por meio dessa ação, foram criadas as logomarcas para os Parques Estaduais de Itaúnas, Paulo César Vinha e da Pedra Azul. O objetivo desse projeto é dar uma unidade visual a essas UCs, contribuindo para a remodelação da imagem desse locais.

Seminário

Para encerrar as atividades da programação da Semana do Meio Ambiente da Seama, na sexta-feira (06) acontece o Seminário Diretrizes e Soluções para os Resíduos de Lama Abrasiva de Mármore e Granito. O encontro acontece durante a Bienal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri
Tels.: 3136-3491 / 9972-4492
e-mail: comunicação@seama.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard