21/10/2008 17h22 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Seama apresenta resultados do Programa de Coleta Seletiva Solidária durante a Semana do Servidor

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) juntamente com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apresentam na Feira de Serviços, que será realizada durante a Semana do Servidor, o resultado de um programa pioneiro no Espírito Santo para redução de consumo dos recursos naturais e diminuição de resíduos: o Programa Coleta Seletiva Solidária e Consumo Responsável.

O projeto piloto implantado na Seama/ Iema já mostra resultados positivos que superam as expectativas iniciais do Governo do Estado. Um dos exemplos mais otimistas é a queda em mais de 70% no consumo de copos descartáveis, que foram substituídos por copos de vidro e retráteis após uma ação de conscientização dos servidores. Em maio foram usados 23.000 copos de água (200ml) e 10.000 de café, em setembro os números caíram para 5.200 e 4.500, respectivamente.

O objetivo do Coleta Seletiva é a conscientização ambiental dos servidores públicos e a separação do resíduo na fonte geradora. A destinação de todo o produto são as associações de catadores, por meio do projeto ‘Cariacica Recicla’, promovendo desta forma a geração de renda para mais de 23 famílias de catadores, que têm acesso ao material separado conforme valor de mercado.




Gráfico que indica a redução no uso de copos descartáveis na Seama e no Iema.



O evento acontece no Centro de Convenções de Vitória, a partir desta quarta-feira (22), até sexta-feira (24). A entrada é gratuita e exclusiva para servidores públicos do Governo do Estado do Espírito Santo. A Feira funciona das 14 às 18 horas, e além dos estandes, haverá palestras e shows musicais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Luana Rebouças
Tels: (27)3136-3491 / 9900-0545
E-mail: meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard