05/08/2013 08h40 - Atualizado em 05/10/2016 12h14

São Mateus encerra o ciclo de conferências sobre resíduos sólidos

Neste último sábado (03), foi realizada à última edição da Conferência Regional de Meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos, no Norte do Espírito Santo, foram ao todo quatro etapas preparativas para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, nos dias 04 e 05 de setembro. O objetivo das Conferências realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), é fazer o levantamento de propostas para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A etapa norte contou com a presença de dez municípios que elegeram 20 propostas. Entre as mais votadas pelos participantes estão à obrigatoriedade de cada município ter um plano de manejo de bacias; a criação de incentivos fiscais para o setor de recicláveis; incentivo a projetos de pesquisa para o aproveitamento de rejeitos e a qualificação de professores como educadores ambientais nas escolas.

Ainda na ocasião, os conferencistas
elegeram 28 delegados que irão participar da etapa estadual para defender as propostas e necessidades da região norte do Estado. Entre os eleitos, representantes da sociedade civil e entidades pública e privada.

Segundo o subsecretário de meio ambiente da Seama, Fábio Ahnert, ressaltou a importância do Espírito Santo discutir o assunto, no momento em que todo o país busca uma nova postura com relação ao meio ambiente. “Precisamos de bom gerenciamento de resíduos e o Governo do Espírito Santo trabalha nessa direção em várias instâncias que buscam equacionar o tema. É uma oportunidade de discutir o assunto no âmbito local e nacional, e direcionam as propostas para equacionar os problemas. A política de resíduos tem que ser inclusiva, precisamos adotar uma nova postura no nosso dia-a-dia”, disse.

Conferência Estadual
A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente do Espírito Santo (IV CEMA-ES) é uma etapa preparatória para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (IV CMNA), marcada para os dias 04 e 05 de setembro tem como objetivo debater sobre as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, além de contribuir para a implementação, além de elaborar e encaminhar propostas para o evento de esfera nacional. Serão nas conferências estaduais que serão escolhidos os delegados que representarão o Espírito Santo em Brasília.
A Comissão Organizadora Estadual - COE-ES - constitui-se na instância de deliberação, coordenação e organização da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) – formado por vinte membros, entre eles representantes do setor empresarial, poder público e sociedade civil.

Histórico
A primeira Conferência Estadual realizada no Espírito Santo aconteceu em 2003, com o tema fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Em 2005, o assunto foi sobre Gestão Integrada das Políticas Ambientais e Uso dos Recursos Naturais. O último encontro, em discutiu assuntos relacionados a Mudanças Climáticas.

InIformações à Imprensa: Assessoria de Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral/Mariana Salume (27) 9977-1012/3636-2591 meioambiente.es@gmail.com