28/06/2010 08h24 - Atualizado em 05/10/2016 11h48

Representantes do Pacto para Restauração da Mata Atlântica realizam encontro no Espírito Santo

Para identificar e cadastrar iniciativas de restauração da Mata Atlântica em desenvolvimento no Estado, um encontro técnico, promovido por representantes do “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”, será realizado nesta terça-feira (29), na sede do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica.

O evento cujo tema é “A cadeia Produtiva de Restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo - Oportunidades e Desafios” irá reunir representantes de empresas, do poder público e de organizações do terceiro setor, das 9 às 17 horas, no auditório Paulo César Vinha.

O Mapa de Áreas Potenciais para Restauração Florestal, desenvolvido e publicado pelo Pacto em abril de 2009, aponta que a área do bioma Mata Atlântica no Espírito Santo é de mais de 4,5 milhões de hectares, sendo que cerca de 1 milhão de hectare apresenta grande potencial para restauração florestal.

Neste contexto, o Governo do Estado incluiu em seu Plano de Desenvolvimento, a meta de atingir até 2025, a marca de 16% de cobertura vegetal nativa. Atualmente, segundo dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice é de 11%.
Para alcançar a meta de 16%, o Governo do Estado vem desenvolvendo diversos projetos e programas de restauração ambiental. Merecem destaque os projetos Corredores Ecológicos, Produtores de Água, o Extensão Ambiental, o Florestas para a Vida, o Campo Sustentável, entre outros.

As ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Iema, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), entre outras pastas do Governo, sendo que algumas iniciativas contam com doações internacionais e parcerias com empresas privadas.

A ideia é integrar estas iniciativas ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica visando resultados mais sólidos e significativos. O cadastramento de projetos é uma das principais ações do movimento, pois tem o intuito de conhecer estratégias e metodologias de restauração, identificar desafios locais para viabilizar iniciativas com qualidade e em larga escala e definir diretrizes gerais para a restauração ecológica na região, com foco na meta do Pacto. que é o de restaurar 15 milhões de hectares até 2050.

O sistema de cadastro pode ser acessado pelo website www.pactomataatlantica.org.br, por meio do qual é possível acompanhar e monitorar os esforços em prol da restauração florestal, além de compartilhar experiências e avaliar resultados entre os membros executores de projetos.

Ao realizarem o cadastro, as organizações receberão o livro “Referencial de Conceitos e Ações de Restauração da Mata Atlântica”, documento que reúne as metodologias e modelos de projetos de recuperação da Mata Atlântica.

Pacto pela Restauração da Mata Atlântica

O “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica” é um movimento da sociedade brasileira, aberto a todas as instituições dispostas a apoiar ou participar de esforços de restauração florestal.

O objetivo do Pacto é articular instituições públicas e privadas, governos, empresas, universidades e proprietários de terras para integrar suas ações e seus recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade.

Com um pouco mais de um ano de existência, o movimento já conta com quase 150 membros espalhados nos 17 estados que compõem o bioma Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do Brasil.

A meta do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é viabilizar a restauração florestal de 15 milhões de hectares até 2050, isso significa restaurar, pelo menos, 30% do que já foi degradado. Mais informações sobre o movimento no site www.pactomataatlantica.org.br.

Comunicação Seama/Iema
Dani Klein / Amanda Amaral