13/09/2016 11h16 - Atualizado em 05/10/2016 12h50

Recuperação das dunas de Itaúnas é tema de reunião nesta terça

A recuperação das dunas do Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, será o tema de uma reunião, nesta terça-feira (13), entre representantes da comunidade local, da Comissão de Recuperação de Ecossistemas (Core) e da empresa responsável pelos trabalhos. O encontro será na Escola Municipal Benônio Falcão Gouveia, às 18 horas. Uma das etapas do processo é o plantio de cerca de 60 mil mudas de espécies como Aroeira vermelha e Cajueiro nativo.

O Parque Estadual de Itaúnas é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e atrai turistas de todo o país. A coordenadora do Core, Schirley Costalonga, está otimista e considera fundamental para o sucesso da recuperação a presença da comunidade. Schirley revela que parte da mão de obra a ser utilizada será de moradores da região.

Em 2010, teve início a primeira fase desse programa de recuperação das dunas. Foi uma etapa de teste que deu certo. Nos anos de 2011 e 2012, houve mais um avanço com o plantio de mais uma área. Devido à complexidade, o trabalho será dividido em etapas. Em setembro, estão previstas atividades de mobilização, contratação de colaboradores e montagem de cerca de quebra-vento.

A expectativa da coordenadora da Core é que, em outubro, as dunas comecem a receber ações de combate às formigas, adubação e coveamento. Já a parte da recuperação acontece durante o mês de dezembro, quando haverá plantio de mudas. O objetivo das ações é zelar pelo potencial turístico das dunas e pelo patrimônio histórico local.

Redução de impacto

O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no parque faz parte de uma condicionante de licenciamento ambiental da empresa Imetame, e tem por objetivo promover a revegetação das dunas, impedir seus avanços e movimentos para reduzir os impactos sobre a rodovia ES 010 e sobre as áreas alagadas.

Além da revitalização, haverá um trabalho de fiscalização e conscientização junto à comunidade e aos usuários do parque. A intenção é fazer um alerta sobre a importância de colaborar com o projeto, não danificando a cerca, não retirando e pisoteando as mudas e caminhando apenas nos locais indicados.

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos