16/05/2016 12h20 - Atualizado em 05/10/2016 12h49

Rebio realiza operação de fiscalização de loteamentos irregulares

A equipe da Reserva Biológica de Duas Bocas, gerenciada pelo Instituto Estadual do Espírito Santo (Iema), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, realizou na última quinta-feira (12) uma operação de fiscalização na região de Alto Roda D’água, zona rural de Cariacica.
A operação resultou em quatro autuações: parcelamento irregular de solo, desmatamentos, abertura de platôs com corte de taludes no limite imediato da Rebio e afloramentos hídricos. As atividades de parcelamento de solo em área rural são proibidas porque descaracterizam as grandes propriedades, que na área em questão devem ter no mínimo 30 mil m².
Diversos loteamentos foram embargados e os proprietários intimados a recuperarem as áreas impactadas, por meio do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). As multas somadas podem ultrapassar o valor de cem mil reais.

Reserva Biológica de Duas Bocas
Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. A área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia Assú. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636-2591 / 27 3636-2592
Imprensa:
Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
Texto: Bianca Vailant
Meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard