23/03/2015 13h16 - Atualizado em 05/10/2016 12h44

Rebio Duas Bocas discute a formação de conselho consultivo com a comunidade

Foi dado o início ao debate com os moradores do entorno da Reserva Biológica (Rebio) de Duas Bocas, em Cariacica, para a formação de seu primeiro conselho consultivo. As comunidades estão convidadas a participar de reuniões com o intuito de esclarecer as dúvidas a respeito da composição e objetivos do conselho.

A próxima reunião será nesta quinta-feira (26) e irá dialogar com os moradores das comunidades de Alegre e São Paulo de Viana, às 18h30, na Associação de Moradores de São Paulo de Viana. Para os representantes das comunidades de Patioba e Cachoeirinha, o encontro será no Sabão, às 19 horas, no dia 1º de abril.

Os interessados em participar das reuniões podem entrar em contato com os facilitadores, lideranças regionais, que agendam e mobilizam os atores locais para a reunião em sua respectiva comunidade.

As reuniões tiveram início no último domingo (15) e já envolveram as comunidades de Duas Bocas, Destacamento, Boqueirão do Santilho, Meia Légua, Pau Amarelo, Sertão Velho, Roças Velhas, Azeredo, Trincheiras, Taquaruçu e Roda D’Água, no município de Cariacica.

- O Conselho Consultivo

A formação do conselho estimula uma maior participação da sociedade junto às ações da Reserva Biológica (Rebio), sendo de extrema importância para uma gestão participativa da Unidade de Conservação (UC). A composição do conselho é bipartite e paritária, ou seja, as vagas são igualmente ocupadas por representantes de dois segmentos: órgãos públicos e sociedade civil organizada.

- Reserva Biológica de Duas Bocas

Foi criada inicialmente como Reserva Florestal. Em 1991, por meio da Lei Estadual nº 4.503, teve sua categoria redefinida. É de posse e domínio públicos. Sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. Nesta reserva está localizada a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo Presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú. A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A reserva representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Área aproximada: 2.910 ha.
Localização: Área rural do município de Cariacica.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral