18/10/2011 13h05 - Atualizado em 05/10/2016 12h02

Projeto de Usina Termelétrica é debatido na Grande Vitória

Será realizada nesta terça-feira (18), no município de Vila Velha, audiência pública para discutir com a população o processo de licenciamento da Usina Termelétrica Integrada (Utei) de Vitória, prevista para ser instalada no Complexo de Tubarão. Outros dois eventos serão realizados em Vitória, na quarta-feira (19), e em Cariacica, na quinta-feira (20).

Todos têm início às 19 horas e a entrada é franca. Os presentes poderão contribuir com questionamentos e dúvidas que irão subsidiar a análise técnica do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

A primeira das quatro audiências foi promovida, na segunda-feira (17), pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no município da Serra, onde lideranças comunitárias empresários, ambientalistas, representantes do setor público e de ONGs, entre outros, discutiram e debateram sobre o projeto da Utei.

Os assuntos que mais demandaram questionamentos tratavam da utilização da mão-de-obra local e do resfriamento e temperatura da água utilizada no processo industrial.

Cabe ressaltar que a Licença Prévia (LP) determina a viabilidade ambiental do projeto a ser instalado no local proposto pela empresa, porém, não dá direito ao início das intervenções na área. Para isso, o empreendedor deve requerer uma segunda licença, a Licença de Instalação.

Estudo ambiental

O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) encontra-se à disposição dos interessados na sede do órgão, localizada em Jardim América, BR-262, Caricacia. O documento também está disponível no site www.meioambiente.es.gov.br, no link Licenciamento Ambiental/RIMAS.
Serviço:

- Audiências Públicas da Usina Termelétrica Integrada (UTEI) de Vitória

Vila Velha
Terça-feira (18), às 19 horas.
Local: Hotel Mercure Pasargada. Av Antônio Gil Veloso, 1856, Praia da Costa.

Vitória
Quarta-feira (19), às 19 horas.
Local: Clube Álvares Cabral. Avenida Marechal Mascarenhas Moraes, 2100, Bento Ferreira.

Cariacica
Quinta-feira (20), às19 horas.
Local: Society Gauchão. Rua Rio Branco, s/n (ao lado do campo do Rio Branco), Rio Branco.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral