25/04/2008 13h09 - Atualizado em 05/10/2016 11h23

Produção de Água e Conservação do Solo é tema de evento em São Roque do Canaã neste sábado (26)

Neste sábado (26) acontece o Dia de Campo para Produção de Água e Conservação de Solo no município de São Roque do Canaã. O evento será realizado no salão comunitário ao lado da Igreja de Santa Luzia, no bairro Alto Santa Júlia, a partir das 6 horas.

O encontro destaca o tema da conservação do solo, a fim de reforçar a importância da preservação e recuperação de áreas de nascentes da região da Bacia do Rio Santa Maria do Doce para a renovação de seu potencial hídrico.

Na programação estão previstas diversas atividades que vão da eleição dos novos membros do Comitê do Rio Santa Maria do Rio Doce até o reflorestamento de uma área de nascente. Além disso estão programadas duas palestras de temas relacionados à proteção de nascentes e um almoço de confraternização dentre os participantes.

O início das atividades será com a construção de caixas secas, importantes para o retardamento dos efeitos da erosão e de canalização das águas pluviais, seguido de um café da manhã.

“O evento é de grande valia, principalmente porque discute temas relevantes para o cenário atual de crise de abastecimento alimentar causado em grande parte pelo manejo inadequado do solo e dos recursos hídricos”, explica o diretor de Recursos Hídricos do Iema, Fábio Ahnert.

O encontro é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência
Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto Estadual de Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Rio Doce e da Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri