23/04/2008 14h53 - Atualizado em 05/10/2016 11h23

Processo de Eleição de Dretorias dos CBHS Jucu e Santa Maria da Vitória tem início

A partir de 22 de abril iniciam-se as reuniões municipais de esclarecimento para formação dos comitês que irão discutir e encaminhar soluções para os principais problemas ambientais existentes nas bacias hidrográficas dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória.

Sob a coordenação das Diretorias Provisórias dos Comitês de Bacia dos rios Jucu e Santa Maria de Vitória, e o apoio do Governo do Estado por meio da SEAMA/IEMA, SEAG, CESAN, Prefeituras Municipais e outros parceiros, as reuniões serão realizadas em Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Cariacica, Guarapari, Serra, Vila Velha e Vitória.

O processo eleitoral para a formação dos comitês das bacias será desenvolvido com a participação do poder público, dos usuários e sociedade civil organizada. A intenção é constituir, até julho, o Plenário e a Diretoria permanente para os dois comitês.

Vale lembrar a importância da existência desses comitês para o diálogo e participação da sociedade civil organizada nas decisões estratégicas para a sustentabilidade nas duas bacias. Além disso, todo o processo inicial da mobilização e criação dos comitês contou, desde o início, com o apoio do Governo do Estado com a viabilização de recursos técnicos e financeiros, que teve como diretriz a coordenação e o envolvimento da “base” das bacias, por meio da sociedade civil organizada.

Nos dias 3 e 4 de junho haverá o Seminário “Água 2008”, no Centro de Convenções de Vitória, focado na solução dos principais problemas dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, contando com a participação de autoridades públicas e internacionais ligadas à questão da preservação ambiental. Evento este que conta com o apoio do Governo do Estado, de Prefeituras Municipais e instituições privadas.

Cronograma das reuniões municipais de esclarecimento para formação dos comitês:
Dia 22 de abril: Santa Maria de Jetibá
Dia 23 de abril: Domingos Martins
Dia 24 de abril: Santa Leopoldina
Dia 30 de abril: Marechal Floriano
Dia 07 de maio: Serra
Dia 08 de maio: Viana
Dia 10 de maio: Guarapari
Dia 13 de maio: Vila Velha
Dia 14 de maio: Cariacica
Dia 15 de maio: Vitória

Perfil das bacias

As bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória são responsáveis pelo abastecimento de água para importantes municípios da região central-serrana do ES e para toda a Grande Vitória. Elas respondem pelo fornecimento da água que é utilizada para gerar cerca de 70% do PIB do estado, e pelo atendimento doméstico de mais de 60% da população capixaba distribuída nos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Viana, Cariacica, Serra, Guarapari, Vila Velha e Vitória.

Nos últimos dois anos foram realizados trabalhos que destacaram a importância desses mananciais e, em outubro de 2007, houve a Assinatura do Decreto de Criação dos Comitês, que agora estão em condições de iniciar o processo de planejamento e gestão dos recursos hídricos de sua competência.

O seminário

O “Água 2008” é uma iniciativa que visa atender à oportunidade histórica de consolidação dos Comitês dessas duas importantes bacias, com reconhecimento da necessidade inadiável de se planejar adequadamente a recuperação ambiental e econômica da região. O evento foi elaborado para atender a 700 inscrições, dentre as quais pelo menos 50% deverão ser preenchidas por pessoas residentes nos municípios que formam as cabeceiras do Jucu e Santa Maria da Vitória.

Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Luana Rebouças