03/05/2007 05h44 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Posse do 1º Conselho da Área de Proteção Ambiental da Pedra do Elefante será nesta quinta (03)

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Pedra do Elefante terá seu primeiro Conselho Consultivo, após seis anos de sua criação. O Conselho é formado por 13 membros, representantes do Governo e da sociedade civil, que toma posse nesta quinta-feira (03), às 14 horas, na Câmara Municipal de Nova Venécia e contará com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre; do prefeito, Walter De Prá; de Moacyr Sélia, presidente da Câmara de Vereadores e autoridades locais.
O Conselho tem um importante papel na gestão participativa com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), órgão gestor da APA, na função de equilibrar os interesses da comunidade e as normas ambientais.
A APA da Pedra do Elefante, que possui 2.500 hectares, está cerca de 10 km do centro de Nova Venécia e faz parte do Corredor Ecológico Pedra do Elefante. Foi criada em 2001 e tem significativa importância para proteção ambiental, tendo em vista o histórico de degradação agropecuária e extração de rochas na Região Noroeste do Espírito Santo, e por proteger o monumento natural que dá nome à APA, e que já sofreu com a extração de rochas no passado.
Além da questão ambiental, a APA possui importância histórica e cultural, por abrigar casarões coloniais da época do Barão de Aimorés, datados do Século XIX. O rio Cricaré, que deságua em São Mateus, passa pela APA com dois afluentes. Dentro da área o visitante pode caminhar por trilhas que dão acesso à Pedra. Outros atrativos da APA são: a capela que recebe aparições de uma santa e a gameleira gigante (árvore).

Assessoria de Comunicação / Seama
Luana Rebouças