17/09/2014 11h07 - Atualizado em 05/10/2016 12h43

Plantio de Oitis Inicia Atividades do Mês Da Árvore

Jovens, adultos, idosos, alunos da APAE, alunos acompanhados pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, e seus familiares, participaram na última quarta-feira (10) de um momento simbólico da "Semana da Árvore", quando três mudas de árvores da espécie oiti foram plantadas no pátio do CRAS. Além disso, o Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Renato de Oliveira Pin, disponibilizou aos participantes do evento, duas mudas de pau brasil, que deverão ser plantadas na comunidade.

“Castelo é privilegiado e tem duas unidades de conservação, dois Parques Estaduais. Um é o da Mata das Flores, e o outro é o do Forno Grande. Estamos dando início às atividades do Dia da Árvore, que é comemorado em todo o país no dia 21 de setembro”, disse Janine Marta Scandiane, técnica em desenvolvimento ambiental e recursos hídricos, do Instituto Estadual de Meio Ambiente - IEMA.

José Renato de Oliveira Pin, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, falou sobre a importância do plantio e dos cuidados com as árvores. “Hoje não temos mais sombras para sentar sob elas, ou para deixar o carro, então que a gente possa hoje entender que o plantio destas árvores não seja somente pelo hábito de plantar, mas sobre como estou lidando com as árvores que tenho na porta da minha casa, na praça do meu bairro”, disse o biólogo.

Após as explicações da técnica em desenvolvimento ambiental e recursos hídricos do IEMA, Janine Marta Scandiane, e do Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Renato de Oliveira Pin, as três mudas foram plantadas e em seguida foi o momento de um café com prosa.

“Este momento representa a natureza, a vida, porque a árvore nos dá um bem estar, nas duas escolas onde estudei já participei de plantio simbólico, na escola "Professor Domingo Ubaldo", de Conduru e na "Felinto Martins", em Aracuí”, disse Thalia de Paula Bastos Sousa, de 16 anos, que mora no Bairro Esplanada.

A ação faz parte das atividades voltadas ao "Mês do Meio Ambiente". No dia 21 de setembro, é comemorado o "Dia da Árvore". Os eventos estão sendo realizados em parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e o Parque Estadual de Mata das Flores.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592