21/09/2013 11h51 - Atualizado em 05/10/2016 12h15

Plantio de mudas marca o Dia da Árvore no Parque da Pedra Azul

Para comemorar o Dia da Árvore, celebrado neste sábado (21), foi realizado o plantio simbólico de algumas mudas de espécies da Mata Atlântica na sede do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins. Aproximadamente 30 pessoas participaram da programação, que incluiu também um passeio de trilha.

O diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio e Recursos Hídricos (Iema), Tarcísio Föeger, participou das atividades. “O mais importante do nosso trabalho é saber que a população pode usufruir do Parque da Pedra Azul, que as pessoas podem conhecer áreas protegidas pelo Iema como esta, uma região com grande relevância ambiental”, afirmou.

O guarda florestal, José Belon, mais conhecido como Guarda Belo, apresentou uma palestra explicando os limites territoriais da unidade, seus atributos cênicos e os tipos de fauna e flora encontrados no local.

Em seguida, foi feito o plantio de mudas de árvores nativas como o cedro e o pau-brasil, com a participação de adultos, crianças e adolescentes que estavam na comemoração do Dia da Árvore. Os participantes, que faziam parte de um grupo de caminhada de Venda Nova do Imigrante, conheceram a base da Pedra Azul durante o percurso de trilha.
Compareceram ao evento a gerente de Educação Ambiental, Giuliana Calmon, o gerente de Recursos Naturais, Pablo Merlo Prata, e o gestor do Parque da Pedra Azul, Marcelo Nascimento.

“Esta região é tão importante para a conservação que, na sexta-feira (20), foram assinados o decreto de ampliação do Parque de Forno Grande, em Castelo, e o termo de compromisso para a criação de uma grande Reserva Particular do Patrimônio Particular – RPPN, em Monte Verde, Vargem Alta. Estas Unidades de Conservação, juntas, irão ajudar a interligar as áreas entre os dois parques vizinhos para formação de um corredor de florestas”, comentou Pablo Prata.

Informações à Imprensa:
Amanda Amaral
27 9977-1012/3636-2591
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard