18/04/2008 07h56 - Atualizado em 05/10/2016 11h22

Parques Estaduais são opção de lazer para o fim de semana prolongado

Para quem resolveu não viajar neste feriado prolongado, os parques estaduais são uma alternativa de lazer e contato com a natureza. Durante o período, também aumenta a quantidade de turistas que buscam as belezas naturais capixabas. Portanto, fique atento aos horários de funcionamento e às atrações que cada unidade oferece.

O Parque Paulo César Vinha, em Setiba, fica aberto das 8 às 17 horas, todos os dias. O local possui matas, dunas, praias e lagoas de água salgada e doce. Com uma vegetação preservada que inclui bromélias e ipês, diversos animais podem ser encontrados em sua área, entre eles a preguiça, o tamanduá e a cutia.

Para quem busca aventura, o Parque Pedra Azul, em Domingos Martins, conta com dois horários de trilha, às 9 horas e às 13 horas, diariamente. No percurso são encontradas piscinas naturais. Sua vegetação é típica da Mata Atlântica, com orquídeas e bromélias diversas, abrigando grande número de animais ameaçados de extinção. A administração permite, no máximo, 20 pessoas por grupo em cada caminhada. O parque fica aberto das 8 horas às 17h30.

Melhor praia

Para quem curte praias desertas e paradisíacas, o Parque Estadual de Itúnas fica aberto diariamente, de 8h30 às 17h30. Nele encontra-se a praia do Riacho Doce, finalista em concurso para eleger a melhor praia deserta do País. O concurso é promovido pelo site “Viajeaqui” junto com a revista “Viagem e Turismo” e o “Guia Quatro Rodas”.

O Parque possui 3.674 hectares de área total, onde é possível observar diversos ecossistemas: dunas, manguezal, restinga, Mata Atlântica e alagados. Ali vivem jaguatiricas, macacos-pregos, preguiças e outros animais. Também possui uma base do Projeto Tamar, protegendo suas tartarugas marinhas.

Para quem prefere um banho de cachoeira, a dica é o Parque Cachoeira da Fumaça, no município de Alegre, o horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30. Com os seus 140 metros de queda, a Cachoeira da Fumaça propicia um belo espetáculo da natureza.

Localizado no município de Castelo, o Parque do Forno Grande possui uma boa estrutura aberta ao público, um centro de visitantes com banheiros, bebedouros, coleções de fauna e flora, e trilhas de fácil acesso. São quatro trilhas de níveis de dificuldade fácil e médio, com horários de funcionamento de 9 às 13 horas todos os dias. O passeio pode ser feito por grupos de 20 pessoas, no máximo.

A trilha da Cachoeira tem 290 metros de distância e possui uma cachoeira com queda d’água com 30 metros de altura no seu percurso. A trilha da Gruta da Santinha tem 400 metros e leva esse nome por levar até uma gruta natural com a imagem de Nossa Senhora de Aparecida. A trilha dos Poços Amarelos, com trajeto de 850 metros, possui um conjunto de piscinas naturais de cor amarelada – devido à grande quantidade de ferro existente na água – nas quais é possível os visitantes tomar banho.

E a trilha do mirante da Pedra Azul, a mais longa das quatro trilhas, com 1.800 metros, termina com uma vista panorâmica dos municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta. Essa trilha tem duração média de quatro horas de caminhada, somando a ida e a volta.

O passeio pelas trilhas é gratuito, sendo permitido aos visitantes levar roupa de banho para se banhar nas cachoeiras e piscinas naturais. Recomenda-se que o visitante traje roupas leves e confortáveis, calça comprida e calçado fechado, sem salto.


Serviço:
Parque Estadual Paulo César Vinha – (27)32423665
Parques Estaduais Pedra Azul e Forno Grande – (27)32481156
Parque Estadual de Itaúnas – (27)37625196
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça – (28)98463718




Informações à Imprensa:
Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Luana Rebouças
Tels: (27) 3136-3444 / 9972-4492
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard