11/02/2010 14h44 - Atualizado em 05/10/2016 11h46

Parques estaduais entram em ritmo de Carnaval com desfiles de blocos

A animação está garantida durante o feriado de Carnaval nos Parques Estaduais administrados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Como parte da programação da Temporada de Verão, algumas unidades irão colocar seus blocos na rua, além de oferecem atividades especiais para quem pretende curtir o período de folia junto à natureza.

Para esquentar o clima na Vila de Itaúnas, no município de Conceição da Barra, o bloco “Solte a Perereca”, do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), realiza ensaios nesta sexta-feira (12), no sábado (13) e no domingo (14).

A programação especial também inclui as apresentações do grupo Reis de Boi Mírim no sábado (13), às 18 horas, e da peça teatral “Rasgacêro e o Artêro”, no domingo (14) e na segunda (15), às 18 horas. Como dica para os foliões incrementarem suas fantasias, a unidade oferece Oficina de Pintura Facial, na terça-feira (16), às 15 horas.

No mesmo dia, às 16 horas, os visitantes e a comunidade do entorno do Parque caem de vez na folia com o bloco “Mulinhas”. Na sequência, o “Solte a Perereca” sai pelas ruas da Vila de Itaúnas para encerrar a folia. As concentrações para os desfiles acontecem na sede do PEI.

No Sul do Estado, o “Bloco Maria Fumaça” será o responsável por animar o Carnaval do Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça (PECF), em Alegre. Os foliões irão se reunir na sede da unidade, na segunda-feira (14), a partir das 15 horas, com uma banda de marchinha ditando o ritmo da festa.

O Parque também contempla uma exuberante queda d’água de 144 metros de altura com área para banho. Ao longo do rio, sua paisagem apresenta cascatas e corredeiras.

Em Guarapari, a programação de Carnaval do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV) inclui atividades na lagoa, oficinas de cerâmica e de recuperação de rastros e observação de aves.

Além disso, haverá passeios na Trilha Principal, na Trilha da Clusia, concluída após cinco minutos de caminhada, e na Trilha da Restinga, que dá acesso à lagoa de Caraís para banho e possui com 2,5 quilômetros.

Além das belezas naturais do Parque, durante o feriado os frequentadores terão a oportunidade de conferir duas exposições. São elas: “Um Olhar sobre o Parque Estadual Paulo César Vinha”, com fotografias de Leonardo Merçon; e “A arte da nossa terra”, com peças de argila do ceramista Manoel Francisco Dias.

E as nove piscinas naturais localizadas no Parque Estadual de Pedra Azul (PEPAZ), em Domingos Martins, são opções para os visitantes que procuram aliar recreação em família e contemplação da natureza. Ao percorrerem a Trilha das Piscinas, com 1.200 metros de caminhada, os frequentadores podem se refrescar próximo a um dos cartões-postais do Espírito Santo, a Pedra Azul.

As atividades especiais da Temporada de Verão voltam a acontecer nesta unidade após o Carnaval, mas o Parque fica aberto durante o feriado.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard