05/09/2011 16h39 - Atualizado em 05/10/2016 12h00

Parque Estadual da Pedra Azul fechado até quinta-feira (08)

O incêndio que ocorreu nas proximidades do Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), localizado em Domingos Martins, foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (05). O fogo não atingiu os domínios da unidade, porém a mesma permanece fechada para visitas até quinta-feira (08), com previsão de voltar ao funcionamento normal na sexta-feira (09).

O atendimento ao público precisou ser interrompido em função do monitoramento da região atingida pelo fogo, que está sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com as equipes dos Parques Estaduais da Pedra Azul, Forno Grande e Mata das Flores.

Desde domingo (04), quando o incidente foi identificado, a situação é de alerta visando a evitar o surgimento de novos focos, identificar situações de risco e prontidão para o primeiro combate ao fogo, caso seja necessário.

“Não é possível abandonar o monitoramento da área atingida neste momento. O aparecimento de novos focos de incêndio não está descartado. A conclusão desta ação também é uma forma de prevenção, além de oferecer segurança aos freqüentadores do Parque”, comentou o coordenador de Áreas Protegidas do Iema, André Tebaldi.

A equipe do Pepaz realiza um trabalho de conscientização com as comunidades do entorno da unidade durante o período de estiagem. Nesta semana, a abordagem será intensificada. Cabe ressaltar que, devido à pouca oferta de chuvas, a Trilha das Piscinas Naturais está interditada desde o mês de agosto por falta de água.

O Iema conta com o auxílio da população para denúncias sobre incêndios em áreas naturais protegidas, que inclusive podem ser realizadas em anonimato. O telefone do órgão é (27) 3136-3492. Os contatos da Polícia Ambiental são: (27) 3336-4515 e (27) 3238-1385.

Combate a Incêndios

As equipes das Unidades de Conservaão (UCs) gerenciadas pelo Iema foram capacitadas por meio do PREVFOGO, curso do Ibama para formação de brigadistas. Além disso, os Parques Estaduais estão equipados com abafadores, extintores, mangueiras, conjunto de combate a incêndios para caminhonete, motosserras com kits resgate, foices, machados, entre outros equipamentos de primeira resposta.

O Estado conta ainda com o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines), que tem como objetivo a proteção das UCs e seu entorno, Áreas Prioritárias para Conservação da Mata Atlântica no Espírito Santo e Áreas de Preservação Permanente (APP).

As ações são coordenadas por representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e do Iema, sendo realizadas em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf); Casa Militar do Governo do Estado; Polícia Militar (PMES); Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/ES); e Ibama.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira
(27) 3136-3491/ 9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard