19/02/2013 16h02 - Atualizado em 05/10/2016 12h10

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça realiza I Seminário de Agroecologia

O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), promove dos dias 21 a 23 de fevereiro o primeiro Seminário de Agroecologia, que ocorrerá na sede do parque.

O seminário contará com palestras sobre o histórico da agricultura, abordando a revolução verde e a iniciação do conceito de agroecologia, que será ministrada por Georges Hilton Venturini e sobre as linhas de manejo da agroecologia, ministrada por Maria Aparecida Fernandes.

As oficinas serão realizadas por grupos que discutirão sobre os quatro temas: Produção Agroecológica, Produtos Agroecológicos, Juventude Rural e Organizações Sociais. As inscrições serão realizadas na hora do Evento.

Tendas temáticas também farão parte do evento com exposição de materiais sobre os temas abordados, produtos agroecológicos, semente e artesanatos. O evento é destinado a condutores ambientais, produtores rurais, associações e moradores do entorno do Parque Estadual Cachoeira da Fumaça.

A agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, com vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre si formando um verdadeiro nicho ecológico podendo ser definido também como a produção ou cultivo de alimentos de forma natural, sem a utilização de agrotóxicos e/ou adubos químicos.

Programação

Dia 21/02 (quinta-feira)

8h30min – Café com prosa
9h – Abertura
9h30min – Palestras sobre Agroecologia
12h – Almoço
13h – Oficinas Participativas
16h30min – Considerações Finais

Dia 22/02 (sexta-feira)

7h30min – Visita técnica a experiências Agroecológicas
12h – Retorno ao parque

Dia 23/02 (sábado)

8h – Feira de saberes com tendas temáticas e trocas solidárias
12h – Encerramento do Seminário de Agroecologia do PECF

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Isabela Nucci
(27) 3636 2592 / 9977 1012
meioambiente.es@gmail.com
Texto: Beatriz Fontana
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard