25/07/2008 06h58 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Parque de Itaúnas lança nova identidade visual

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI) lança, nesta sexta-feira (25), sua nova logomarca. O evento acontece às 18 horas na sede do PEI, que se localiza na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra. Além da logomarca, o projeto contempla uma nova identidade visual para as diversas formas de comunicação informativa existentes no Parque como placas, uniformes, dentre outros. Durante o evento também haverá apresentações culturais: Reis de Boi Mirim, Ticumbi e Jongo.

A nova marca do Parque faz parte do projeto de uma nova identidade visual das Unidades de Conservação sob a tutela do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O objetivo é fortalecer a imagem dessas Unidades e integrá-las por meio de um sistema de identidade visual.

Além de considerar o projeto do Iema, a concepção da logo do PEI primou pelas características marcantes do local, e as Dunas, por sua monumentalidade cênica e a Salsinha-da-Praia por simbolizar a flora ligada às Dunas, elementos de grande reconhecimento do Parque.


Proteção

O Parque foi criado em 1991 para proteger ecossistemas da Mata Atlântica como a restinga, o mangue e o complexo de alagados, sendo este último um dos maiores do Estado. Além disso, dar proteção às tartarugas marinhas, em risco de extinção, que desovam no litoral norte do Estado.

Nessa Unidade de Conservação é possível encontrar animais como paca, capivara, cachorro do mato, lontra, bicho-preguiça, jaguatirica, jacaré do papo amarelo, macacos, lagartos e várias espécies de aves e peixes. Conta com espécies diversas de vegetação como o angelim, canela, ipê, caju, aroeira, guriri, alméscar, biriba, sete cascos, dentre outros. De setembro a março, acontece no Parque o período de reprodução e desova de tartarugas marinhas.

O PEI ainda detém uma importante riqueza arqueológica. As Dunas foram tombadas como bem natural pelo Conselho Estadual de Cultura. É possível encontrar no Parque 23 sítios arqueológicos que abrangem três períodos culturais distintos: o Pré-colonial, o Colonial e Vila Antiga. No centro de visitantes do PEI encontra-se uma exposição permanente que remonta um pouco dessa história.

Informações à Imprensa:
Parque Estadual de Itaúnas
Tel: (27) 3762-5196

Assessoria de Imprensa Seama / Iema
Tels: 3136-3491
E-mail: comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard