20/09/2013 13h01 - Atualizado em 05/10/2016 12h15

Parque de Alfredo Chaves receberá mais de R$ 196 mil de compensação ambiental

O Parque Natural Municipal Cachoeira de Iracema, localizado na região de Itacurubi, zona rural de Alfredo Chaves, receberá R$ 196.313,83 de compensação ambiental. Os recursos são provenientes do Licenciamento Ambiental da empresa São Joaquim Energia S.A.

A compensação destinada ao parque foi estabelecida no licenciamento, e tem como objetivo o cumprimento da Condicionante n° 14 da Licença de Instalação (LI), que trata da compensação, emitida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

É por meio do processo de Licenciamento Ambiental que o Iema licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades que utilizem recursos ambientais e sejam consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras. E ainda, daquelas que, sob qualquer forma ou intensidade, possam causar degradação ambiental.

A concepção do parque municipal teve participação direta do Iema, por meio da Coordenação de Áreas Protegidas e Compensação Ambiental da Gerência de Recursos Naturais e da Geomática, que elaboraram a minuta do decreto, o parecer técnico que justificaram sua criação e realizaram visitas de campo para delimitar a área.

A Unidade de Conservação (UC) tem 530 hectares de área, vegetação de Mata Atlântica e cachoeiras e é localizada na bacia hidrográfica do Rio Benevente. O Parque Natural Municipal Cachoeira de Iracema foi criado pelo município de Alfredo Chaves e fortalece o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Siseuc).

Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral/Mariana Salume (27) 3636-2591/9977-1012/9844-4831 meioambiente.es@gmail.com www.facebook.com/MeioAmbienteEs Twitter: @meioambientees