21/06/2012 15h13 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Onça parda é encontrada na Reserva Biológica de Duas Bocas

Uma onça parda, também conhecida como sussuarana, foi fotografada na terça-feira (19), por volta das 21h30, no interior do território da Reserva Biológica de Duas Bocas, gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Este é o primeiro registro oficial do animal na região.

As imagens foram feitas pela equipe do projeto “Últimos Refúgios”, que, em parceria com o Iema, está produzindo um documentário e um livro fotográfico sobre os 100 anos de preservação ambiental da região de Duas Bocas, localizada em Cariacica. O diretor do projeto é o designer gráfico e fotógrafo Leonardo Merçon.

As expedições tiveram início em março deste ano, porém somente esta semana, com o auxílio de equipamentos que captam imagens noturnas, o registro pode ser feito. A sussuarana estava às margens da represa da Rebio, e farejava pegadas de uma paca quando foi flagrada. Os pesquisadores que participam do projeto acreditam que o felino seja do sexo masculino e pese aproximadamente 70 quilos.

“Sempre ouvimos falar sobre sua presença na reserva e de pegadas do animal, mas é a primeira vez que este registro é feito com imagens. Em função de a região estar em bom estado de conservação, é possível que a unidade abrigue outras onças como esta”, comentou o gestor da Rebio, Rafael Boni.

A região de Duas Bocas vem sendo preservada pelo Governo do Espírito Santo desde 1912, quando foram pagas as primeiras indenizações por desapropriação de terra para a construção de uma importante barragem que, na época, abasteceria Vitória e Cariacica.

Atualmente, a área integra a Reserva Biológica de Duas Bocas, que abriga 2.910 hectares bem conservados de Mata Atlântica. Além do lançamento de um livro e documentário do projeto “Últimos Refúgios” em setembro, as comemorações pelo centenário incluem um selo comemorativo, oficinas de fotografia e a biblioteca itinerante.

Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral