03/10/2016 10h32 - Atualizado em 05/10/2016 12h50

Oficina envolve escola e valoriza espaço ambiental

O Monumento Natural Serra das Torres, administrado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), realiza, na próxima sexta-feira (07), das 12 às 16 horas, um evento que tem por objetivo a troca de ideias, experiências e saberes visando ampliar o conhecimento, a proteção das características ambientais e a valorização do espaço ambiental.

A oficina “Serra das Torres: diálogos e trocas de saberes” será realizada por meio da Gerencia de Recursos Naturais/Coordenação de Gestão de Unidades de Conservação/Monumento Natural Serra das Torres, com o apoio da Escola Municipal José Gonçalves Figueira, de Mimoso do Sul.

Nesta primeira oficina, será trabalhado o método de construção do Mapa Falado. Os coordenadores do evento explicam que a estratégia de trabalhar por meio de mapa possibilita a visualização espacial de recursos naturais, infraestrutura, tipos de uso do solo etc.

Com isso, se consegue ter a percepção do meio ambiente pelos participantes, uma vez que as informações visualizadas em imagens ou mapas facilitam a compreensão.

O processo de construção de um mapa e as discussões em torno dele agregam os participantes e fornecem informações e uma base para análise de diversos aspectos ambientais da área, ambiental, econômico, social, cultural, dentre outros.

Antes de iniciar o Mapa Falado, haverá a apresentação dos participantes, cada um responderá à seguinte questão: “o que a Serra das Torres significa pra você?” As respostas e o nome do participante serão registrados em tarjetas de cartolina, para visualização e em seguida agrupamento por similaridade.

Em seguida será lançada à plenária a seguinte questão reflexiva: “O que você conhece sobre Serra das Torres”? Neste momento a plenária será dividida em cinco grupos para identificação de elementos importantes que compõem a área de Serra das Torres.

No evento serão trabalhados outros temas: cultura/lazer/religiosidade; água e elementos marcantes na paisagem; aspectos históricos (marcos, histórias); uso do solo/economia; plantas e animais.
A programação tem início às 13 horas, com as boas vindas e apresentação dos participantes; 13h30, Instruções sobre a oficina (em plenária); 13h45, Mapa Falado (trabalho em grupo); 14h45, montagem do Mapa Falado em plenária; 15h30, parada para lanche; 15h45, complementação do Mapa Falado; 16h30, encerramento.

Serra das Torres

O Monumento Natural Serra das Torres abrange aproximadamente 10.458 hectares entre os municípios de Atílio Vivacqua, Mimoso do Sul e Muqui. A região é cheia de trilhas que permitem uma boa caminhada com um visual deslumbrante, para quem gosta de aventura o trecho tem as “torres” conhecidas como Peito de Moça, Estrela D’Alva e Farol - o divisor de águas entre os municípios de Mimoso do Sul, Muqui e Atílio Vivacqua.

A região possui rico patrimônio cultural, entre os quais se destacam o patrimônio arquitetônico, com as grandes fazendas cafeeiras e o maior acervo da arquitetura art-noveau do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 9 9977-1012
Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi
99951-3825
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard