20/04/2012 16h10 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Novos membros se juntam ao Comitê do Rio São Mateus

Mais duas instituições do poder público serão suplentes no Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio São Mateus – Braço Norte e Sul (CBH São Mateus). Até 2015, as prefeituras de Ecoporanga e de Jaguaré, assim como os membros em exercício, serão responsáveis por decidir a qualidade que a população deseja para o rio e quais ações necessárias e prioritárias para sua preservação e recuperação.

As escolhas foram feitas nesta quinta-feira (19), durante Assembleia Eleitoral realizada na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Jaguaré.

As vagas preenchidas por meio de processo eleitoral simplificado são remanescentes da eleição ocorrida em dezembro de 2011, quando se formou uma plenária com 18 representantes e a diretoria.

Na ocasião, também restaram quatro cadeiras de suplente para os usuários de água (irrigantes, companhias de abastecimento, indústrias). Como cinco instituições foram habilitadas a concorrer, também foi deliberado na última Assembleia que o próprio segmento irá definir entre si quem ocupará as vagas. A decisão irá ocorrer no dia 21 de junho, em Ecoporanga, na reunião ordinária do CBH São Mateus.

O colegiado tem caráter paritário e tripartite, ou seja, todos os segmentos possuem o mesmo número de representantes. Além disso, é consultivo e deliberativo, o que contribui para que todos os setores da sociedade com interesse nas discussões sobre a água tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

O Comitê também está discutindo a elaboração do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Rio São Mateus, que contará com apoio do com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

CBH Itaúnas

Até o dia 31 de maio, estão abertas as inscrições para o processo eleitoral simplificado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas (CBH Itaúnas). Restam 14 vagas para completar o colegiado, sendo duas para titulares e 12 para suplentes.

Poderão participar representantes da sociedade civil organizada, do poder público e usuários de água. Para isso, será necessária a apresentação dos documentos descritos na Deliberação nº 001/2012, disponível no site www.meioambiente.es.gov.br. A Assembleia Eleitoral e a posse dos eleitos ocorrem no dia 12 de junho, no município de Pinheiros.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral