04/01/2011 10h18 - Atualizado em 05/10/2016 11h56

Novas praias de Vila Velha passam a ser classificadas pelo Iema

Os banhistas que frequentam praias e lagoas de Vila Velha contam agora com a classificação da qualidade da água em mais nove pontos do município, que passa a ter 15 locais monitorados e classificados por meio do Programa de Balneabilidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Os resultados já estão disponíveis no site www.meioambiente.es.gov.br e em jornais de grande circulação no Estado.

Passaram a ser classificados os seguintes locais: Lagoa Jabaeté; Praia dos Recifes; Prainha; Praia do Ribeiro; Interlagos (dois pontos); Lagoa Grande (um novo ponto); Foz do rio Jucu; e Praia da Costa, na saída da Av. Champagnat. A classificação pode variar entre “Excelente", "Muito Boa", "Satisfatória" ou “Imprópria”.

O Programa de Balneabilidade foi ampliado em Vila Velha por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o Iema, firmado em agosto de 2010, o que possibilitou que, além dos seis existentes, mais nove pontos fossem monitorados pelo Instituto. Técnicos da Prefeitura passaram por capacitação e deram início às coletas para as análises laboratoriais, com o intuito de que as primeiras classificações fossem divulgadas a partir deste verão.

Já eram classificados de acordo com o Programa os pontos de Lagoa Grande I, Praia do Barrão, Praia de Ponta da Fruta, Coqueiral de Itaparica, Praia de Itapoã, Praia da Costa (próximo à Curva da Sereia) e Lagoa Grande.

As campanhas de amostragem do Programa de Balneabilidade são realizadas semanalmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, durante o Plano Verão. Nos demais meses do ano, são feitas quinzenalmente. O monitoramento é realizado levando em conta os resultados estatísticos das cinco últimas campanhas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591 / 9977-1012
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard