29/11/2011 13h25 - Atualizado em 05/10/2016 12h03

Nova Venécia sedia curso de boas práticas ambientais no manejo da irrigação

O segundo curso sobre “Recursos Hídricos e Manejo de Irrigação”, promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) começou nesta terça-feira (29). A capacitação acontece até sexta-feira (02) e visa ao aprimoramento dos profissionais e a adoção de boas práticas ambientais no exercício da atividade.

O curso é dirigido a técnicos das secretarias de Agricultura. Além do município sede, participam também profissionais de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Porto Belo, Vila Pavão e Vila Valério.

A realização é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama), por meio do Iema, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Ministério Público Estadual (MPE).

Estas instituições e os 17 municípios participantes da primeira regional do curso firmaram compromisso por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem como objetivo solucionar e resolver os conflitos pelo uso da água nestas regiões. O documento define responsabilidades para cada um dos atores envolvidos e propõe, por exemplo, o revezamento na irrigação.

O curso é uma das atividades previstas pela gestão compartilhada dos recursos hídricos proposta pelo TAC. Outras três capacitações irão acontecer no Estado, sediadas pelos municípios de Marechal Floriano, Cachoeiro de Itapemirim e Alegre. A previsão de término é em março de 2012, quando técnicos de 77 municípios terão participado do curso.

Curso “Recursos Hídricos e Manejo de Irrigação” – Regional Nova Venécia.
Data: terça (29) à sexta-feira (02).
Horário: Das 8 às 17 horas.
Local: Faculdade de Nova Venécia (Univen). Rua Jacobina, nº 165, São Francisco, Nova Venécia.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral