09/04/2014 08h24 - Atualizado em 05/10/2016 12h17

Municípios recebem equipamentos do Programa ES Sem Lixão

Os serviços de coleta e o transporte de lixo em 45 municípios capixabas receberam um reforço na manhã desta terça-feira (08), quando o Governo do Espírito Santo entregou 78 veículos e equipamentos por meio do Programa Espírito Santo Sem Lixão, adquiridos com um investimento de R$ 8.861.437,71.

A solenidade, realizada no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, contou com as presenças do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Santo Iranilson Casado Pontes, além de prefeitos de diversos municípios, representantes do Ministério Público Estadual, dentre outras autoridades.

“Este é um passo importante para a resolução de um tema que representa um desafio mundial: a destinação adequada de resíduos. E os municípios terão, a partir da implantação do ES sem Lixão, o apoio necessário do Governo do Estado para evitar danos ambientais futuros, para construirmos um mundo melhor para os nossos jovens, com mais qualidade de vida”, frisou Casagrande.

Foram atendidos os municípios de: Afonso Cláudio, Colatina, João Neiva, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Pedro Canário, Sooretama, Ibitirama, Vargem Alta, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Jaguaré, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo, Atílio Vivácqua, Castelo, Dores do Rio Preto, Irupi, Marataízes, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Montanha, Alfredo Chaves, Divino de São Lourenço, Iconha, Muqui, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Marilândia, Mantenópolis, São Roque do Canaã, Águia Branca, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Vila Valério, Boa Esperança, Barra de São Francisco, São Mateus e Vila Pavão.

Para o secretário Iranilson Casado, a entrega dos equipamentos é um marco para o programa e reflete o esforço da equipe da Sedurb. “Esta é uma ação de bastante importância para toda população capixaba e visa a oferecer mais qualidade de vida de forma sustentável”, destacou Casado.

Dentre os equipamentos distribuídos estão: caminhões coletores (com capacidades de 15 m³, 10 m³ e 8 m³), caminhões-baú de carga seca para coleta seletiva, prensas enfardadeiras e trituradores de poda.

A prefeita de Alto Rio Novo, Maria Emanuela Alves Pedroso, agradeceu o apoio do Governo do Estado. “Estamos muito felizes com em receber este equipamento, pois irá nos ajudar bastante”, comemorou Emanuela.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini