29/07/2015 12h03 - Atualizado em 05/10/2016 12h45

Municípios do Espirito Santo apresentam ações para coleta seletiva

Para verificar as boas práticas desenvolvidas por Associações de Catadores, com o apoio dos municípios por meio de Termo de Compromisso, representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo (ADERES) com o Instituto para Desenvolvimento das Micro e pequenas empresas e empreendedores individuais do Espirito Santo (SINDIMICRO), estão percorrendo o Norte e Noroeste do Estado durante esta semana.

As associações de catadores de Jaguaré, Mucurici, Nova Venécia, Barra de São Francisco e São Domingos do Norte já foram visitadas e ainda esta semana serão visitadas as de São Gabriel da Palha, Colatina e Itaguaçu. Em outubro, serão percorridos os municípios da região Sul e Serrana.

“A Associação de Catadores de Mucurici é um dos bons exemplos no Estado, devido às implementações já executadas e o comprometimento dos catadores e do poder público municipal, o que demonstra que o município tem conseguido avançar na coleta seletiva. Devemos diminuir a quantidade de resíduos que chegam ao lixo comum, com a coleta seletiva e boas práticas na reciclagem, é possível até promover economia de energia e de água na produção de alguns produtos e embalagens, pois alguns produtos e embalagens voltam à cadeia produtiva”, explicou o Agente Ambiental da Coordenação de Resíduos Sólidos do Iema, Anderson Ferrari.

Atualmente existem 66 associações de catadores no estado, presentes em 62 municípios, 76 municípios firmaram Termo de Compromisso Ambiental (TCA-01) com o MPES, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação de Munícipios do Espírito Santo (AMUNES) para implementação da coleta seletiva e outras obrigações estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, cujo papel do IEMA, neste termo é de acompanhar e orientar os municípios para o seu efetivo cumprimento.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636-2591 / 27 3636-2592
Imprensa: Amanda Amaral (27) 9-9977-1012
Meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard