11/07/2007 14h19 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Linhares vai sediar Fórum das Águas em 2008

Começou esta semana a distribuição da Revista Águas do Rio Doce nº 06. A edição traz a cobertura completa do 3º Fórum das Águas do Rio Doce, que aconteceu em Ipatinga (MG), em março deste ano. A publicação destaca a participação no evento dos governadores do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de Minas Gerais, Aécio Neves, e traz uma matéria especial sobre as nascentes do rio Doce, além de artigos específicos e a volta da coluna do Zé Dend’água.

No Giro pela Bacia, a oficina de Integração dos Comitês de Bacia Hidrográficas e mais um trecho do Atlas da Bacia também são destaques da revista. A primeira cidade capixaba a receber a revista foi Linhares, anfitriã do próximo Fórum das Águas. Um café da manhã reuniu empresários, autoridades, lideranças ambientalistas e culturais na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mesmo local onde ocorrerá o evento, no período de 2 a 5 de abril de 2008.

Durante a solenidade, o prefeito José Carlos Elias, falou sobre a importância da preservação do rio Doce. “Linhares têm uma grande responsabilidade no processo de recuperação desta bacia. Realizar o Fórum das Águas aqui é assumir um compromisso com a população e com o nosso meio ambiente”, afirmou.

A secretária Municipal de Educação e coordenadora local do próximo Fórum, Maria de Lourdes Franco Alves, falou sobre o andamento dos preparativos para o evento no próximo ano. “Convidamos representantes de diversos segmentos da sociedade, justamente para apresentar a proposta que a Prefeitura Municipal, junto à equipe do Projeto Águas do Rio Doce, têm para o Fórum das Águas de 2008”, disse a secretária.

O Fórum das Águas acontece, a cada ano, em uma cidade da Bacia do Rio Doce, sempre intercalando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O Fórum é promovido pelos Governos dos Estados que compõem a Bacia por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e do Instituto Mineiro das Águas (Igam), com apoio de empresas e governos locais, organizações não governamentais e da Agência Nacional das Águas (ANA).

Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Luana Rebouças