27/04/2006 12h36 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Lançamento do Fórum de Mudanças Climáticas e Uso Racional da Água na próxima quinta-feira (04)

Aumento da temperatura global e o conseqüente aparecimento de seca em muitas regiões do Espírito Santo são motivos importantes para que o ar e a água sejam assuntos em pauta. Para tratar dessas questões o Estado institui o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas e Uso Racional da Água (FCMC). O lançamento do Fórum acontece na próxima quinta-feira (04) às 14 horas, no Teatro da Ufes.

Na ocasião ainda acontecem palestras relativas a mudanças climáticas e sobre qualidade de água.

No evento também será apresentado site do Fórum, em que os visitantes terão acesso aos assuntos pertinentes ao tema como Protocolo de Kyoto, entre outros.

O evento é promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e pela Rede Gazeta, além de contar com apoio da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Samarco e Marca Ambiental.

O FCMC, composto por atores da sociedade civil organizada, do poder público, da iniciativa privada, entre outros, tem o intuito de conscientizar e mobilizar a população sobre problemas relacionados às mudanças climáticas. Discutir as alternativas e as ações possíveis para amenizar o quadro atual que conta com períodos de secas intercalados com outros de chuvas torrenciais, entre outros acontecimentos.

BRASIL
Atualmente o Brasil conta com seis fóruns, como os Fóruns Paulista e Baiano de Mudanças Climáticas e Biodiversidade. O Capixaba, entretanto, tem uma característica diferenciada, já que é o único do Brasil que discute mudança climática relacionada ao uso racional da água. Isso porque o Estado é caracterizado pela grande diversidade climática, onde regiões com elevado índice pluviométrico estão próximas a outras em que predomina o fenômeno da seca.

PROGRAMAÇÃO

14 horas - Lançamento oficial do FCMC – IEMA/Outras Secretarias de Estados/Rede Gazeta de Comunicações

14:45 horas - Apresentação do “Sítio de divulgação” do FCMC – Walter Batista Junior - Coordenador Geral do FCMC

15 horas - Ciclo de Palestras
• Luis Pinguelli Rosa - Secretário Executivo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas
• Luis Gylvan Meira Filho - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP)
• José Domingos Gonzáles Miguez - Coordenador do Ministério de Ciência & Tecnologia para Mudanças Climáticas
• Guilherme Fagundes – Bolsa de Mercadorias & Futuros
• Luiz Carlos Baldicero Molion - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Professor Titular da Universidade Federal das Alagoas

17h30– Debate

18 horas - Encerramento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 // 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard