20/09/2007 12h18 - Atualizado em 05/10/2016 11h21

IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas acontece em outubro

Promover a avaliação da implementação da Política Nacional dos Recursos, identificar as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para a toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos. Esses são os objetivos do IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que acontece entre os dias 23 e 27 de outubro em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O encontro pretende reunir cerca de mil e duzentos participantes para discutir temas como a Lei dos Recursos Hídricos, desafios dos comitês de bacias, entre outros. Ainda na programação, minicursos, apresentação de experiências, visitas técnicas e debates. O evento é considerado um laboratório de troca de experiências que podem ajudar a todos os estados participantes na gestão das águas.

Apoio

Para incentivar a participação dos comitês do Espírito Santo, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai disponibilizar o transporte para o evento. O Estado conta hoje com 10 comitês, dos quais sete estão em plena atividade: Guandu, Santa Maria do Doce, Itapemirim, Jacaraípe, Benevente, Rio Novo e Itaúnas. Existem ainda outros três que estão em processo de formação: o de São José, o Jucu e o Santa Maria da Vitória.

Os Comitês são a base do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, destinados a atuar como um parlamento das águas, já que são fóruns de decisões. Representam a gestão ambiental democrática e participativa, pois todos os setores da sociedade como poder público, organizações não-governamentais e usuários de água têm representação no comitê.

A ficha de inscrição e a programação completa estão disponíveis no site da Rede Brasil de Organismos de Bacias: www.rebob.org.br. Em 2006 o Encontro aconteceu em Vila Velha e reuniu mais de 900 participantes de vários estados brasileiros

www.rebob.org.br