15/03/2012 14h53 - Atualizado em 05/10/2016 12h06

Integrantes do Projeto Trilha Cidadã debatem inclusão social e educação ambiental

Nesta quinta-feira (15), teve início a primeira capacitação de profissionais que atuam no projeto Trilha Cidadã, promovido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Acessibilidade e políticas públicas para inclusão social, além de qualidade de vida, foram os principais temas tratados no encontro.

O evento foi realizado no auditório do Polo de Educação Ambiental do órgão, em Cariacica. O objetivo do projeto é ampliar a participação de portadores de deficiência nas atividades de educação ambiental do Parque Estadual Paulo César Vinha, localizado em Guarapari.

O gerente de Educação Ambiental do Iema, Chander Rian de Castro, explicou que o projeto contribui para que todas as pessoas possam ter acesso às áreas protegidas do Espírito Santo, como por exemplo, os Parques Estaduais.

“É melhor utilizar os espaços existentes, independente de não estarem totalmente adequados, para que eles nos ajudem a transformá-los em ambientes adaptados às diversas situações", afirma.

Participaram servidores do Parque Estadual Paulo César Vinha, localizado em Guarapari, e representantes de instituições do entorno da unidade. São elas: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Mônica; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Santa Mônica; Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Guarapari; Apae Vitória; Instituto Luiz Braille; Centro de Prevenção e Tratamento ao Toxicômano (CPTT) Vitória; e Escola Estadual de Educação Oral e Auditiva de Vitória.

Para o diretor técnico do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo, Vanderli Santana, o projeto é importante no dia a dia. “As palestras foram interessantes e abrangentes, trazendo discussões sobre inclusão social e integração para todos”, disse.

Um segundo encontro será realizado no dia 23 de março, na sede do Parque Paulo César Vinha, das 8 às 15h20min.

Trilha Cidadã

O “Trilha Cidadã” teve início em 2011. A inclusão social já faz parte dos processos de trabalho da unidade e o projeto visa potencializar estes processos dando ênfase na qualidade de vida por meio da relação humana com o meio ambiente.

Programação:
- Data: 23 de março.
- Local: Parque Estadual Paulo César Vinha, Rodovia do Sol (ES-060), km 37,5, s/n, Guarapari.
8 horas – Café da Manhã.
8h30min – Trilha com a oficina “Relatório de Acessibilidade”.
12 horas – Almoço.
13h30min – Palestra “Educação Ambiental”.
15 horas – Lanche.
15h20min – Dinâmica “Construindo o Trabalho de Parceria”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral
(27) 3636-2591/ 9977-1012
Texto: Linda de Abreu.
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard