07/03/2007 12h49 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Iema promove capacitação para Batalhão da Polícia Ambiental

Desenvolver mais ações preventivas e educativas. Esse é o objetivo capacitação em educação ambiental que o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promove para o Batalhão da Polícia Militar Ambiental – Projeto AMA: Agentes Militares Ambientais, entre os meses de março e abril.

A abertura do curso acontece nesta quinta-feira (08) na sede do Iema, Cariacica, às 14 horas, quando será assinado um convênio, entre o Instituto e a Polícia Militar Ambiental para que as ações fiscalizadoras desses órgãos aconteçam de maneira integrada. No evento haverá também uma palestra da professora Elza Neffa Vieira de Castro, com o tema “Desafios de um sistema complexo à gestão dos recursos naturais”.

Segundo a técnica da Gerência de Educação Ambiental do Iema, Silvia Sardenberg, por meio desse curso, as ações do Batalhão da Polícia Militar Ambiental poderão ser muito mais efetivas na preservação do meio ambiente, já que é menos danoso evitar uma degradação do que recuperar uma área degradada. “Vale lembrar que a natureza leva um tempo muito grande para se recuperar de determinadas degradações, quando se recupera”, destaca a técnica.

Com foco em ações preventivas para a preservação da Mata Atlântica, o curso terá uma carga horária de 40 horas e será aplicado em quatro turmas. Será composto dos seguintes tópicos: "Histórico da Mata Atlântica", "Histórico da Educação Ambiental", "Legislação de Educação Ambiental", "Ação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e a Educação Ambiental", "Vivência Ambiental", "Metodologias de Trabalho em Educação Ambiental" e "Desenvolvimento de Projetos".

O curso será ministrado por técnicos do Iema em parceria com o Projeto Corredores Ecológicos e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo.

Palestra

A professora Elza Neffa Vieira de Castro é graduada em Pedagogia, mestre em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas (RJ) e doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora/pesquisadora da Secretaria de Estado de Educação (RJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: Práticas Produtivas, Desenvolvimento, Degradação Ambiental, Paradigma Ecológico, História Ambiental e Regionalização.

Assessoria de Comunicação / Seama
Tels: (27) 3136-3491 / 3136-3495