26/04/2007 13h57 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Iema promove capacitação de monitores ambientais e condutores ecoturísticos no Parque Estadual de Itaúnas

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promove um curso de capacitação para monitores ambientais e condutores ecoturísticos do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), localizado no município de Conceição da Barra, nesta sexta-feira (27), das 08 às 12 horas, e no sábado (28), de 08 às 17 horas, com intervalo para almoço .

O curso é dividido em módulos. Para o Módulo I poderão se inscrever jovens e adultos que estejam cursando ou que já tenham cursado o Ensino Médio e sejam residentes da Vila de Itaúnas e adjacências, além de funcionários da Prefeitura de Conceição da Barra. Neste módulo serão desenvolvidos temas básicos relacionados ao meio ambiente e questões sócio-ambientais por meio de aulas teóricas sempre acompanhadas de práticas.

Para o Módulo II somente serão aceitas inscrições dos alunos que cursaram e foram aprovados no primeiro Módulo, ministrado no ano passado. Neste segundo Módulo, os alunos desenvolvem projetos direcionados e orientados por técnicos do Iema como, por exemplo, ‘Recuperação de Áreas Degradas com Espécies Economicamente Interessantes’, ‘Sistemas Agro-florestais’ e ‘Condução de Visitantes na Prática’.

O curso será distribuído ao longo do ano. Os encontros serão quinzenais com duração de dois dias. Para os participantes será entregue o material didático e apresentado o cronograma de temas e atividades no 1º encontro. A carga horária de cada módulo é de 220 horas.

Este curso foi elaborado para atender as diretrizes do Plano de Manejo do Parque, objetivando a necessidade de um trabalho integrado entre as comunidades do entorno e o Parque. Tem como objetivos propiciar aos moradores do entorno uma oportunidade de aquisição de conhecimento sobre a Vila e a área natural que os cercam, fazer com que sejam multiplicadores ambientais, capacitar atores locais para atuar como condutores de passeios ecoturísticos e atividades com o Parque, visando a implantação do Programa de Uso Público, buscando atender a demanda das altas temporadas de forma continuada, pois os processos de educação, sensibilização e de postura ambiental são adquiridos e assimilados no decorrer de um processo gradativo de mudança de hábitos e atitudes.

Assessoria de Comunicação / Seama
Luana Rebouças