29/05/2008 14h04 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Iema promove ação para Projeto Orla no Estado nesta sexta-feira (30)

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promove nesta sexta-feira (30) o Workshop Estadual do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima – Projeto Orla. O evento acontece no auditório da Faesa - Campus I, a partir das 8 horas.

Na abertura do evento, o Iema dá posse à Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla. O Projeto tem como objetivo o ordenamento da ocupação na zona costeira, levando em consideração a fragilidade do ecossistema e a prioridade de uso. Até o momento, quatro municípios - Anchieta, Conceição da Barra, Fundão e Presidente Kennedy - assinaram o termo de adesão ao Projeto.

O Orla surgiu de uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério do Meio Ambiente, para conciliar práticas patrimoniais - uso dos bens da união -, com práticas ambientais - planejando o uso e a ocupação da orla.

Workshop

O objetivo do workshop é divulgar e mostrar como foi a implementação do projeto em outros estados. Com essas ações, os coordenadores do projeto pretendem estimular os demais municípios a assinarem o termo de adesão, uma vez que serão os municípios os responsáveis pela execução do projeto, cabendo ao Iema e à Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU) dar o suporte necessário para os municípios.

Faesa- Campus I
Rua Anselmo Serrat, 199
Ilha de Monte Belo, Vitória, ES.

8h30 - Recepção
9 horas - Abertura.
9h30 - O Gerenciamento Costeiro no Brasil ; por Ademilson Zamboni – Gerente de Qualidade Costeira e do Ar / MMA
9h45 - O Gerenciamento Costeiro no Espírito Santo; por Pablo Prata – Coordenador Estadual do Gerenciamento Costeiro /IEMA
10 horas - A importância da Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla; por Márcia Oliveira – Coordenadora do Projeto Orla noâmbito do Ministério do Meio Ambiente/MMA.
10h10 - Posse dos Membros da Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla.
10h50 - O Projeto Orla no Contexto do Gerenciamento Costeiro; por Ademilson Zamboni.
11h05 - O Projeto Orla no âmbito da Secretaria do Patrimônio da União; por Cristiane Guinancio – Coordenadora Geral deGestão Patrimonial / SPU.
11h20 - Dinâmica Territorial da Zona Costeira: os vetores de desenvolvimento; por Tânia Strohaecker – Universidade Federaldo Rio Grande do Sul.
11h40 - Atuação do Ministério Público na Zona Costeira; por Elisandra de Oliveira Olímpio – Procuradora da Republica noEstado do ES / MPF.
12 horas - Intervalo para almoço.
13h40 - Arranjo Institucional do Projeto Orla e suas fases de Implementação; por Márcia Oliveira.
14:10 às 14:30 Apresentação: Bens da União e sua Administração; por Luciano Favaro Bissi – Gerente Regional / GRPU-ES.
14h30 - Atuação da CTE Projeto Orla no Estado de Santa Catarina: experiências, conquistas e desafios; por Alexandre Mazzer.
14h50 - Implementação do Projeto Orla em regiões metropolitanas: a experiência do Rio Grande do Norte; por Rosa Pinheiro.
15h10 - Implementação do Projeto Orla em pequenos municípios: a experiência de Itapema/SC; por Cristina Pinto.
15h30 - O processo de adesão do município ao Projeto Orla; por Aline Garcia – Coord. Estadual do Proj Orla / IEMA.
15h40 - Rodada de discussões.
16h25 - Encerramento da 1ª etapa do Workshop.
16h30 - Intervalo
16h40 - O processo de capacitação da CTE; por Márcia Oliveira.
16h50 - Plano de Trabalho Comissão
17h40 - Definição da Agenda de Trabalho da CTE para o ano de 2008.
18h30 - Encerramento do Workshop.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri