26/04/2007 13h29 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Iema promove 1ª Descida Ecológica do Rio Itabapoana

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus do Norte, por meio da ONG Ecobacia, promovem a 1ª Descida Ecológica do Rio Itabapoana, que acontece neste domingo (29), levando os participantes a perceber a importância do rio e a necessidade de não lançar nas águas o esgoto residencial, lixo e outros dejetos.

O evento ocorrerá na manhã de domingo (29), durante a festa do município de Bom Jesus do Norte e visa iniciar um processo de discussão, com a comunidade e instituições ambientalistas, sobre que medidas podem ser propostas para se combater o problema das enchentes, que se repete a cada ano na cidade.

Durante o percurso de 05 km, que terá embarque na cidade de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e chegada no município de Bom Jesus do Norte (ES), será possível identificar os diversos fatores que causam as enchentes e outros problemas na região do rio Itabapoana.

Poderão participar da 1ª Descida Ecológica do Rio Itabapoana embarcações a motor e caiaques devidamente equipados com coletes salva-vidas. O evento contará com barcos de apoio aos canoeiros, imprensa e um barco para coleta dos resíduos encontrados nas águas e margens do rio.

O evento tem como objetivo demonstrar as diferentes perspectivas do meio ambiente urbano e natural e incentivar a discussão de soluções para a recuperação socioeconômica e ambiental da Bacia do rio Itabapoana.

Luana Rebouças
Tels: (27) 3136-3491 / 3136-3495